Friday, June 24, 2011

O exemplo tem de vir de cima

Uma das coisas que mais me fazia confusão no anterior consulado de Pinto de Sousa é que cada medida que se pudesse tomar para cortar na despesa do Estado era invariavelmente considerada como "simbólica", não só pelos próprios governantes, como pela propaganda oficial, que acabava por ser assimilada pelas mentes mais insuspeitas. Era uma medida "simbólica" - ou "demagógica" e "populista" - mudar as viagens de Estado da classe executiva para a económica - e por isso lá viajavam todos de executiva, do primeiro-ministro ao presidente da Junta. Isto se não alugassem mesmo um charter para poderem levar famílias, amigos e até a comunicação social atrás. Era uma iniciativa "simbólica" acabar com os governadores civis e, por isso, eles lá continuavam sentados. Era "simbólico" cortar na aquisição de carros e por isso todos eles andavam em altas cilindradas. Acabar com as despesas em propaganda, era puro simbolismo, como era "simbólico" reduzir o número de institutos e fundações. De simbolismo em simbolismo, foram enterrando Portugal. Sabendo que cortar no "simbólico" não chega, espero que o novo governo não se acanhe de cortar no "simbólico" apenas porque serve de exemplo, mas que estes cortes sejam o anúncio de uma verdadeira mudança na forma como o Estado intervém na economia e na sociedade em Portugal.

Porreiro, pá!



Educação com objectivo de conhecimento




Nuno Crato é o ministro da Educação no actual Governo, pelo que esta conferência deve ser ouvida com muita atenção para, depois, vermos se a sua actuação corresponde às propostas aqui referidas. Vai ter muita resistência no próprio Ministéro de Educação.

Thursday, June 23, 2011

Exame de matemática do 9º ano com nota positiva do SPM

A SPM emitiu um parecer que dá nota positiva ao exame de matemática do nono ano. O exame não tem erros, está adequado ao programa e tem dificuldade média. A SPM estava à espera de que o exame deste ano aumentasse um pouco o grau de dificuldade, coisa que não aconteceu e a SPM lamenta.
O teor do parecer da SPM:

O exame que hoje se realizou é equilibrado e cobre adequadamente o programa.
A SPM congratula-se com o desaparecimento da contextualização excessiva.
O grau de dificuldade é comparável ao do exame de 2010, notando-se no entanto um ligeiro aumento da complexidade das questões.
As questões que avaliam conteúdos do 7.º ano poderiam ter um grau de dificuldade mais elevado.
Em suma, esta prova é muito semelhante à de 2010 e, tal como referimos nessa data, fica ainda em termos de exigência abaixo do que consideramos adequado.

Ver prova de exame ( retirada do GAVE )

Mário Machado. Papéis de familiares de Pinto de Sousa descansam na PGR

O advogado de Mário Machado entregou em Julho do ano passado os originais de todos os documentos alegadamente referentes a transacções financeiras, transferências bancárias, offshore, e outros, de familiares do ex-primeiro- -ministro José Pinto de Sousa .
Anteriormente, em Março de 2009, na página do Fórum Nacional, foram divulgados alguns documentos relativos ao mesmo assunto. Já durante o julgamento em Loures, há um ano, os então arguidos Mário Machado e Rui Dias falaram em documentos de transferências e movimentações de offshore alegadamente feitas por familiares do ex-primeiro-ministro. Altura em que o juiz Manuel Rodrigues resolveu extrair uma certidão para abertura de um inquérito. Ambos disseram que estavam a ser prejudicados no processo por terem publicado na internet aqueles papéis.
Surpresa Na segunda-feira, Mário Machado e Rui Dias, ambos condenados no processo judicial de Loures, foram chamados a depor. Mas qual não foi o seu espanto quando perceberam que a magistrada do Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) mostrou aos inquiridos apenas uma dúzia de documentos retirados do Fórum Nacional. O militante nacionalista e Rui Dias, que se tinha apresentado como professor universitário e perito em finanças, pensaram que iriam testemunhar sobre os mais de 100 documentos que tinham sido entregues, e sobre o inquérito associado. Afinal era outro inquérito, que resultou da divulgação na internet de uma pequena parte dos papéis.

Comen´tário: Se dúvidas houvesse acerca da protecção que o PGR tem dado a Pinto de Sousa, elas desapareceriam com este encobrimento dos papéis entregues por Mário Machado... Para credibilidade da Justiça portuguesa, exige-se a demissão do PGR!...

Saturday, June 18, 2011

Obras Pedagógicas do novo Ministro da Educação




Nuno Crato é professor catedrático de Matemática e Estatística no ISEG/Universidade Técnica de Lisboa. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos EUA. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e Presidente da Comissão Executiva do Tagus Park. Foi pró-reitor da Universidade Técnica.
Há mais de uma década que Nuno Crato tem vindo a publicar livros e artigos de crítica às políticas educativas dos últimos anos. Principais obras pedagógicas:

O Eduquês em Discurso Directo (Gradiva)



O Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido (Gradiva)



Matemática e Ensino: Questões e Soluções.



Rómulo de Carvalho: Ser Professor (Gradiva)



A Matemática das Coisas (Gradiva)



Capítulo do livro O Valor de Educar, o Valor de Instruir (Porto Editora)




Nuno Crato, é adepto do rigor , do mérito, da excelência e é contra o facilitismo , o " Eduquês" e as Novas Oportunidades.


Aguardamos como vai ser aceite pela pesada estrutura burocrática e centralizadora do Ministério de Educação.
Aguardamos como irá tratar a DGIDC, inúmeros grupos de trabalho e comissões.

Friday, June 17, 2011

Futuros magistrados apanhados a copiar

Um copianço generalizado num teste do curso de auditores de Justiça do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) levou à anulação do teste, mas a direcção decidiu atribuir nota positiva (10) a todos os futuros magistrados.
Num despacho datado de 1 de Junho e assinado pela directora do CEJ, a desembargadora Ana Luísa Geraldes, a que a Lusa teve acesso, é referido que na correcção do teste de Investigação Criminal e Gestão do Inquérito (ICGI) "verificou-se a existência de respostas coincidentes em vários grupos" de alunos da mesma sala. O documento indica que, em alguns grupos, "a esmagadora maioria dos testes" tinha "muitas respostas parecidas ou mesmo iguais", constatando-se que todos os alunos erraram em certas questões.
No despacho é dito que as perguntas erradas nem eram as mais difíceis do teste, tendo-se verificado também o inverso: numa das questões mais difíceis ninguém falhou. Realça ainda que há pessoas sentadas umas ao lado das outras que têm "testes exactamente iguais, repetindo entre elas os erros que fizeram".
Perante o copianço da turma, a direcção do CEJ decidiu, em reunião, "anular o teste em causa, atribuindo a todos os auditores de Justiça a classificação final de 10 valores" em Investigação Criminal e Gestão do Inquérito. Desta decisão foi dado conhecimento aos directores adjuntos do CEJ, ao coordenador da Área Penal e restantes docentes e à Secção Pedagógica.
A Lusa tentou contactar a directora do CEJ, mas até ao momento tal não foi possível. A principal missão do CEJ é a formação de magistrados, competindo-lhe assegurar a formação inicial e contínua de magistrados judiciais e do Ministério Público para os tribunais judiciais e para os tribunais administrativos e fiscais. Constitui também missão do CEJ desenvolver actividades de investigação e estudo no âmbito judiciário e assegurar acções de formação jurídica e judiciária dirigidas a advogados, solicitadores e agentes de outros sectores profissionais da Justiça, bem como cooperar em acções organizadas por outras instituições.
Comentário: Depois de termos um primeiro-ministro que se intitulava "engenheiro" e se gabava de ter feito testes ao domingo e por fax, agora temos futuros auditores de justiça que fazem um copianço do caraças... O que é que vamos esperar desta justiça?

Para quem ainda tivesse dúvidas

Carlos Costa: Crise portuguesa "é fruto de políticas orçamentais insustentáveis"
Ricardo Bayão-Horta lançou hoje duras críticas ao último governo de José Sócrates, que enveredou por um “clientelismo desenfreado”.

Guia de Facebok para alunos,pais e professores




O website Seguranet preparou e divulgou um folheto com conselhos sobre uma utilização segura do Facebook por alunos, pais e professores. O folheto contém informação útil e dicas para a utilização do Facebook como rede social informativa e colaborativa.
O folheto pode ser descarregado na página web do Seguranet. As escolas interessadas em obter versões imprensas do Guia do Facebook pode enviar os pedidos para o endereço eletrónico da Seguranet com a indicação do número de exemplares pretendido.

O download do folheto pode ser feito aqui.

Seis mil professores em serviço de exames

Até há pouco cada um dos seis mil professores habitualmente recrutados para classificarem as provas de exame do décimo primeiro ano e do décimo segundo ano recebia cinco euros ilíquidos por cada prova. Por 30 provas, um professor recebi 150 euros ilíquidos. Com os descontos em IRS, dava cerca de 120 euros. Um professor do ensino básico ( 9º ano) corrigia 30 a 50 provas , era convocado para duas reuniões de 3 horas e não recebia nehum suplemento
Este ano não será assim. O ministério da educação conta poupar 1,8 milhões de euros. O serviço de classificação de provas de exame deixa de ser pago e é um trabalho como outro qualquer.

Mas a enorme responsabilidade que a classificação de exames encerra continua lá. E as dezenas de horas para ler e classificar três dezenas de testes também. São sobretudo os professores de matemática e de português os mais martirizados. São provas muito extensas e difíceis de ler e corrigir.
Por cada prova de exame de matemática do décimo segundo ano, um professor gasta em média uma hora de trabalho. Um professor de português gasta ainda mais.
Os exames nacionais começam no dia 20 de junho. Realizam-se 359 640 provas. Cada professor classifica 60 provas de exames, 30 provas por cada fase.

Thursday, June 16, 2011

Os melhores em Matemática segundo PISA 2009

Os 5 países com melhores a resultados em matemática no PISA 2009 foram:
China/Xangai, Singapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan.
Será por acaso que os cinco melhores em matemática sejam países de tradição confucionista? Quatro deles com população maioritariamente chinesa? Países onde os alunos fazem pouco uso das calculadoras e dos computadores para estudarem e para resolverem problemas?
A que se deve esta supremacia chinesa na literacia matemática? Ao envolvimento da família nos processo educativo em casa? Ao respeito pelos professores, manifesto em salas de aulas ordeiras e sem problemas de indisciplina? À tradição meritocrática das comunidades chinesas?
A Finlândia vem em sexto, o Liechtenstein em sétimo, a Suiça em oitavo, o Japão em nono e o Canadá em décimo.
Depois, e por esta ordem, a Holanda, Macau, Nova Zelândia, Bélgica, Austrália, Alemanha, Estónia, Islândia, Dinamarca. E em vigésimo, a Eslovénia.
Portugal teve melhorias em relação a 2006: Portugal ficou um pouco abaixo do meio da tabela.

Friday, June 10, 2011

Licença sabática de Pinto de Sousa

Pinto de Sousa vai viver para Paris e estudar Filosofia
Este Senhor havia de responder em tribunal pela situação em que deixou o País , como aconteceu ao primeiro ministro da Islândia .
Apesar de ser dificil esta tarefa no nosso país , pois o PS e a Maçonaria controlam o Tribunal Constitucional, Procuradoria Geral da República e Supremo Tribunal de Justiça

Tuesday, June 07, 2011

Como esconder um défice

Artigo de Álvaro Santos Pereira

[A]ndámos anos a fio a “disfarçar” os défices do presente ao chutarmos sistematicamente o pagamento de despesas para um futuro mais ou menos longínquo. Neste sentido, e segundo vários relatórios do Tribunal de Contas, os nossos governos não só utilizaram inúmeros truques para aumentar temporariamente as “receitas” do Estado (como a incorporação dos fundos de pensões da PT no sistema público), mas também efectuaram toda uma série de desorçamentações, e abusaram do recurso às chamadas parcerias público-privadas (PPPs). As PPPs permitem que o Estado mande construir obras públicas sem que tenha de pagar um mero cêntimo nos 5 a 10 anos seguintes. E foi assim, com todos estes expedientes, que durante anos os nossos governos apresentaram défices “históricos” e uma dívida pública “controlada”. Tudo feito sem mencionar o pequeno grande pormenor de que essas despesas teriam de ser pagas num belo dia. Por quem? Pelos governos que se seguiam e pelos nossos filhos. É que, quando os governos escondem os seus défices, quem paga são sempre os mesmos: os contribuintes e as gerações futuras. Mas isso não interessa. O que interessa é ganhar as eleições e tentar fazer com que os eleitores não percebam os truques utilizados para disfarçar a incompetência e a irresponsabilidade dos nossos governantes. E foi assim que chegámos à triste situação que hoje nos encontramos.
Será que podemos voltar a falar da urgência de efectuar uma auditoria externa às contas públicas? Interessa quantificar o impacto destas artimanhas contabilísticas e saber quanto vão agravar nos próximos anos a despesa pública. Mas todos estes "truques" são mais que conhecidos. Interessa também saber se existem outros que desconhecemos.

Monday, June 06, 2011

Agora falta este senhor




Pode ser que finalmente se consiga dar andamento a certos processos.


O Partido Socialista ainda controla o Tribunal Constitucional, Procuradoria Geral da República, Supremo Tribunal de Justiça e os tribunais a partir da maçonaria.

Sunday, June 05, 2011

Resultados Legislativas 2011

Confira aqui os resultados nacionais e regionais, actualizados ao minuto

A questão do empate técnico



pergunta da noite:
Onde está o famoso empate técnico que as empresas de sondagens e alguns comentadores socráticos nos andaram a vender durante semanas?
O político aldrabão e incompetente José S. Pinto de Sousa deverá ser agora julgado judicialmente, perante os problemas graves que colocou ao país e a sua política de propaganda e de mentira.

Wednesday, June 01, 2011

Taxa Social Única

Tal como era previsível a campanha eleitoral do PS tem sido baseada numa mentira:
Depois de muito criticarem os adversários com a descida da TSU de até 4% durante a legislatura, vai-se a ver e:

O acordo entre o Governo e a troika, onde Fernando Teixeira dos Santos e Carlos Costa puseram a sua assinatura, continua a prever uma redução substancial da taxa social única, apesar de José de Sousa durante a campanha eleitoral, ter assegurado que apenas está disposto a fazer um corte moderado da TSU. Na versão final do "memorando de políticas económicas e financeiras", divulgado pelo FMI, e do qual constam a assinatura do Ministro das Finanças e do governador do Banco de Portugal, mantém-se a mesma formulação que constava da versão inicial do documento. A diferença é que este foi assinado.

Cata - ventos









Oliveira Costa e Teixeira dos Santos podiam ser barómetros. Quando o testa de ferro das finanças socráticas - o homem que deu a cara e a voz aos erros de previsão, aos desvios de execução, aos gastos perdulários e ao caminho da ruína - começou a assobiar para o ar e a falar como se nunca tivesse estado no governo e fosse independente, nós soubemos que o vento tinha mudado. Quando o herói socialista das sondagens incompetentes ou manipuladas por fim reconhece que o PSD descola (não tanto nas sondagens dele como nas outras) nós sabemos que deixou de chover no nabal de Pinto de Sousa.
Já não acham graça nem se convencem com execuções orçamentais aldrabadas, nem com «empates técnicos», nem com ausências de descolagem. Mais 4 dias e dirão que nem conhecem José de Sousa.