Wednesday, June 03, 2009

No domingo, não se deve votar em branco. Deve-se votar nos partidos da oposição. Deve- se castigar o partido de Pinto de Sousa


Anda por aí a circular uma mensagem de correio electrónico a explicar que o voto em branco é uma excelente acção de protesto e que a partir de 50% até obriga à repetição das eleições . Era bom se fosse verdade mas não é : «Voto em Branco : Expressando a ideia de que nenhuma opção, lista ou candidato servem o propósito da eleição, o voto em branco é contabilizado para fins estatísticos, embora essa manifestação não tenha qualquer expressão em termos práticos. »

Penso que o voto em branco, nulo ou abstenção apenas favorece o status quo , sendo também, uma forma irresponsável e negligente de entregar os nossos destinos nas mãos de quem não queremos. Em Portugal existe um amplo espectro político partidário e mesmo que não nos identifiquemos com nenhum partido, há sempre a possibilidade de criar ou promover a criação de novos partidos (o que até tem acontecido recentemente).
A democracia não é assim tão má , se soubermos exercê-la na plenitude. Não podemos enterrar a cabeça na areia e esperar que depois aconteçam milagres!
Há partidos para todos os gostos: micro, pequenos, médios e grandes. Não há razão para ficar em casa ou para votar em branco ou nulo. Cada um saberá qual é a melhor maneira de castigar o partido que infernizou a vida dos professores e abriu a caça ao maior grupo profissional do país. Domingo à noite, vamos castigar os individuos sem formação ética que tomaram conta do PS , deram cabo da economia nacional e fomentaram o aumento da corrupção.

No comments: