Wednesday, September 29, 2010
Pinto de Sousa e os impostos
Vale a pena recordar, e constatar as relações dificeis deste cavalheiro com a verdade
Tuesday, September 28, 2010
Padrões e Jogos de Estratégia... A Matemática e o Xadrez

A identificação de padrões e a utilização de jogos de estratégia, nas aulas de matemática, ao nível do currículo do ensino básico ,são recursos facilitadores da aprendizagem . A procura e construção de padrões numéricos e geométricos pode ser considerada uma estratégia adequada quer para a resolução de problemas quer ainda no desenvolvimento do pensamento pré-algébrico. Daí o facto dos jogos de estratégia (como , por exemplo, o xadrez) estarem referenciados nos programas curriculares da área da Matemática, por potenciarem o desenvolvimento das capacidades necessárias à construção do conhecimento matemático, nomeadamente no campo da resolução de problemas.Os jogos são referidos sempre aliando-os à resolução de problemas, sendo o jogo de xadrez um bom exemplo de aplicação pois favorece:
1) a capacidade de aceitar e seguir uma regra;
2) o desenvolvimento da memorização;
3) a agilidade do raciocínio;
4) o gosto pelo desafio;
5) a construção de estratégias pessoais.
Os jogos de estratégia dão,pois, um bom contributo para o desenvolvimento das capacidades matemáticas, aliando o raciocínio, a estratégia e o pensamento reflexivo ao gosto pelo desafio e pelo acto de competir. O gosto dos alunos por jogar e a emotividade criada à volta do jogo devem ser aproveitadas pelos professores para optimizar as aprendizagens.E o xadrez é um jogo que propicia a aprendizagem da matemática, nomeadamente no que se refere às estratégias e conjecturas que se arranjam, no aumento da capacidade de memorização, concentração e raciocínio e na capacidade de identificar padrões.Quem joga xadrez desenvolve maior pensamento crítico, auto-confiança, auto-estima, concentração e a capacidade de resolver problemas. Jogar xadrez implica o uso do pensamento lógico, promovendo-o e desenvolvendo-o. Citando o professor de xadrez Jan Brandt : " o jogo de xadrez é, provavelmente, o melhor jogo para desenvolver o pensamento lógico". Os bons jogadores de xadrez são, em muitos casos, bons na matemática ou em situações que envolvam a resolução de problemas. O contrário pode não ser verdade, pois nem sempre os bons alunos em matemática, são bons jogadores de xadrez.
Saturday, September 25, 2010
Alunos que entraram para a Faculdade sem concluir o Liceu
.jpg)
O eterno problema da Verdade
Thursday, September 23, 2010
Blog da Biblioteca da Escola Eugénio de Castro
Wednesday, September 22, 2010
Salto á Vara

Noticia a imprensa que Armando "Vara é o novo presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa África", o que não surpreende, se tivermos presente que, nos tempos que correm, o mestre tem um invejável currículo: é "acusado de vários crimes em Portugal, nomeadamente tráfico de influência e dolo", é amigo do 'chefe máximo', Pinto de Sousa, tem a escola da Universidade Independente, não sabe escrever e gosta de robalos...
Tuesday, September 21, 2010
A realidade dura das Finanças Públicas
No entanto a julgar pelo optimismo da assessoria governamental não se passa nada, parece-me é que mais uns dias disto e depois venham cá dizer que somos todos uns exagerados quando o FMI entrar por aqui dentro com palavras duras e pouca paciência para mitómanos.
O primeiro ministro , Pinto de Sousa, continua a viver num país virtual, longe da realidade económica.
Sunday, September 19, 2010
Politicos com falta de Ética
Isto, ao contrário do que alguns afirmam, não é uma consequência de uma política ou ideologia de esquerda ou direita. É apenas uma consequência de uma política sem vergonha, da qual está ausente qualquer ideologia no sentido nobre do termo, seja qual for a sua filiação. Isto é, aliás, a negação de qualquer ideologia que se preze.
Da memória que tenho da história de Portugal, não me lembro de sermos governados por políticos tão sem-vergonha. Nem o Salazar era tão ordinário...
Autênticos indivíduos a querer fazer-se passar por aquilo que não são. Indivíduos que alteram as leis da república para safar da justiça e da prisão os seus amigos pedófilos.
Desavergonhados que colocam à cabeça da justiça amigos que os hão-de encobrir quando se virem em apuros. Ou amigas a dirigir serviços de investigação enquanto fazem uma perninha nas campanhas eleitorais de afamados súcias.
A oferta de habilitações literárias nos CNO está para a Educação como a compra de licenciatura num domingo, utilizando o poder, os serviços e os meios do Estado, esteve para a Justiça.
Friday, September 17, 2010
Curiosidades sobre o TGV
Pois muito antes da crise internacional (uma desculpa que hoje serve para tudo, até para a sopa estar fria) já era óbvio que o TGV era um erro colossal, pelo menos para os nossos melhores economistas.
Finalmente o governo acordou:
Governo anula concurso do TGV e terceira travessia do Tejo
Será que a anulação do concurso foi por causa da crise económica ou porque quem ganhou o concurso não foi o consórcio do amigo Jorge Coelho? acho que é mais por causa disso....
Como curiosidade,a Soares da Costa está no consórcio Elos que ganhou a obra de ligação do TGV no troço Poceirão-Caia. Como está esse processo?Os trabalhos estão a decorrer de acordo com o cronograma contratual estabelecido. Curiosamente, este negócio foi lançado num sábado. Porque não é anulado este contrato?
Vamos ver qual o lugar internacional de relevo que está reservado para este supra sumo da gestão de nome José S. Pinto de Sousa. Aguardemos...
Tuesday, September 14, 2010
Pinto de Sousa tem seguidores no PS
Já se está a contribuir para termos 40% de pessoas licenciadas
Friday, September 10, 2010
Como é gasto o dinheiro do orçamento do Ministério da Educação
Há pouco tempo surgiu na comunicação social que se estava a gastar mais 30 % no Ministério da Educação devido ao aumento das horas extraordinárias pagas aos professores; não tenho conhecimento de que os professores recebam mais em horas extraordinárias, curiosamente existem menos professores devido à baixa da natalidade e encerramento de muitas escolas do 1º ciclo. Onde se está a gastar o dinheiro?
O "Monstro" foi engordado recentemente desta forma:
25 milhões na vigilância das escolas CCTV e 50 milhões nos MG2. Somados são 75 milhões de euros que aumentam "O Monstro".
Aos 75 milhões de despesa inútil - vigilância electrónica à entrada das escolas e distribuição dos portáteis Magalhães2 pelas crianças de 5, 6 e 7 anos de idade - há que acrescentar os 59,9 milhões de euros anunciados hoje para reforço do programa de modernização das escolas secundárias a cargo da Parque Escolar.
Começa a ser assustador ver a forma como o primeiro-ministro lança dívida pública para cima dos problemas.
Concluíndo o dinheiro está a ser gasto em Videovigilância, Magalhães, Quadros Interactivos, na empresa Parque Escolar e em propaganda ( o primeiro ministro está a fazer inaugurações diariamente).Para o primeiro ministro é mais importante ter um Magalhães do que aprender a ler, escrever e contar.
Monday, September 06, 2010
A nossa Constituição: o que está escrito e o que não se cumpre
Andam a propagar a mentira de que o futebolista José Torres terá tido dificuldades financeiras no fim da vida, agravados pelo facto de sofrer de Alzheimer. Não pode ser verdade porque a Constituição portuguesa garante que o direito à protecção da saúde é realizado através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito.
As pessoas continuam a pensar de forma individualista e burguesa procurando dar aos filhos uma educação elitista e desejando para os velhos autonomia financeira para lidar com a adversidade. Esta é uma forma de pensar ultrapassada. O Estado está aí para assegurar a saúde e a educação e ninguém precisa de ter ambições egoístas nessa matéria.
Intrusos ao pequeno almoço
Um pobre pateta pousando como jornalista elogiou a medida num noticiário televisivo da data, dizendo que Portugal é um dos poucos países ocidentais que dispõem de «tal legislação». Não lhe ocorreu que uma das razões por que não «dispõem» é que um dos atributos dos países civilizados é serem meticulosos na defesa da liberdade.
Uma Verdade Terrível
Uma verdade terrível que é bem o espelho do (E)estado em que nos encontrámos. E o P.S.D. e o C.D.S/P.P e o PCP e o BE nunca denunciaram a tramóia montada pelos socialistas. Alguns até lhe deram cobertura.
Nem o Presidente da República defendeu o Estado de Direito como era sua obrigação.
Vítima que condena Cruz acusou Pedroso
Se não temos políticos - nem no governo nem na oposição - que defendam o Estado de Direito, antes pelo contrário, enlameiam o Estado e o Direito, terá de ser mais uma vez o POVO e a sociedade civil a limpar a lama.
Thursday, September 02, 2010
Prioridades do Governo

O desemprego pode rondar os 11%, a economia pode continuar a vegetar, a despesa pública pode estar descontrolada, que, para o Governo, o que está a dar é o simplex transexual. Estamos entregues à bicharada...
Ordem para gastar: Governo autoriza endividamento de empresas públicas
O tecto de 7% imposto este ano pelo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para o aumento do endividamento do sector empresarial do Estado vai ser ultrapassado por várias empresas.
É o governo que está a autorizar excepções a estes tectos, através de despachos. Águas de Portugal, Estradas de Portugal e Edia (Empresa de Desenvolvimento das Infra-estruturas do Alqueva) são três casos em que o endividamento vai subir para além dos 7%. Mas haverá mais.
A Estradas de Portugal (EP) deverá aumentar a dívida em mais de 30%, o correspondente a cerca de 500 milhões de euros adicionais. A empresa não quis esclarecer se já tinha sido autorizada a ultrapassar o tecto dos 7%, mas o presidente da EP, Almerindo Marques disse publicamente que o nível da dívida deve superar ligeiramente os dois mil milhões de euros no final do ano, contra cerca de 1500 milhões de euros em 2009.
Só o financiamento de 150 milhões de euros obtido junto do Deutsche Bank já ultrapassava o limite do PEC e Almerindo Marques disse que aguardava luz verde para mais duas operações. Mais que os investimentos, são os pagamentos às concessionárias Scut (auto-estradas sem custos para os utilizadores) que pressionam a tesouraria da EP.
No final de 2009, a dívida bancária das empresas não financeiras atingiu os 31 mil milhões de euros. A meta do PEC é controlar o crescimento dessas dívidas, impondo tectos mais apertados nos próximos anos, para garantir um crescimento anual global não superior a 5%.
Comentário: Quer dizer, os únicos que não podem subir o endividamente somos nós! Os outros, governo e empresas públicas, é um ver se te avias! Sabem que quanto maior á a despesa, maior é a corrupção!...
Mais dinheiro para o Estado ( centralista)
Pode continuar a ler a VERGONHA aqui.