Friday, September 23, 2011

Exames no 6º ano com peso de 25 %

A secretária de estado do ensino básico e secundário informou hoje que os alunos do 6º ano vão ser submetidos a exames com peso de 25%.

A medida entra em vigor para todos os alunos mas tem caráter experimental. Será avaliada e se os resultados o aconselharem o MEC está disponível para aumentar o peso dos exames na classificação final.

O objetivo é habituar os alunos, desde cedo, a serem sujeitos a exames. O MEC espera que a medida contribua para melhorar o desempenho de docentes e alunos. Com os exames, há um sinal claro de que estudar exige esforço, preparação, treino, persistência e rigor.


Até agora, os alunos portugueses sujeitavam-se ao primeiro exame apenas no 9º ano. Com a introdução dos exames no 6º ano, Portugal acompanha o regime aplicado em quase todos os países europeus.

As vantagens dos exames são múltiplas: melhoram os níveis de resiliência dos alunos, habituam-nos a associar o sucesso ao esforço e estimulam nos alunos uma dedicação maior à revisão das matérias e à realização de exercícios. Os professores tendem a focar as tarefas de ensino no programa, a realizarem mais tarefas de treino e prática supervisionada e a empenharem-se mais nas tarefas de instrução em detrimento de tarefas secundárias que, na ausência de exames, tendem a ocupar o centro do currículo.



No comments: