Tuesday, February 14, 2012

Mais uma proposta para tirar responsabilidades às familias e entregar os filhos aos cuidados do Estado

O BE entregou no Parlamento uma iniciativa legislativa que visa o fornecimento pelos jardins de infância e escolas básicas e secundárias do pequeno-almoço a todos os alunos.


A iniciativa pode custar ao erário público 90 milhões de euros por ano sem falar nos custos resultantes do pagamento de salários ao pessoal administrativo e auxiliar afeto ao processamento e fornecimento dos pequenos almoços que obviamente enquanto estão a dar os pequenos almoços não estão a desempenhar outras tarefas.

O David Levy, editor do blogue Lisboa-Telaviv, interpreta a coisa assim:

Os detalhes financeiros da coisa (0,50 cêntimos por pequeno-almoço x 1 milhão de alunos x 180 dias = 90 milhões de euros) e os detalhes ideológicos (mandar alunos para a escola sem comer, desresponsabilizar os pais por mais essa tarefa básica e responsabilizar os professores por mais uma dimensão - a social) não são revelados. Dizer quanto custa, quem paga e quem providencia tanto pequeno-almoço não dá assim muito jeito.

Não é de estranhar vermos um dia destes a deputada Ana Drago a entregar no Parlamento um projeto de lei para fornecimento de jantares gratuitos a todos os alunos. Só falta mesmo pô-los a dormir na escola, libertando os pais da enorme maçada que é criar os filhos.
Este tipo de assistencialismo paternalista é conducente ao denominado "abastardamento" da escola, da educação, do ensino e, o mais importante, da instrução que deve ser proporcionada aos alunos!
Esta proposta segue o estilo da lunática proposta do pai Albino

No comments: