Friday, August 20, 2010

Certificados do 12º ano via Novas Oportunidades à venda por 400 Euros

A notícia vem no iOnline: certificados do 12º ano à venda na net por 400 euros. A Agência Nacional para a Qualificação detectou casos de portefólios integralmente copiados da Internet. O Ministério Público está a investigar.
O alerta nasceu a partir das visitas de acompanhamento de técnicos da ANQ a centros de Novas Oportunidades. Durante essas visitas, foi possível verificar que alguns dos beneficiários do programa incluiram no portefólio reflexivo da aprendizagem trabalhos integralmente copiados da Internet.
O Presidente da ANQ, Luis Capucha, desvalorizou a situação mas admitiu que possa haver trabalhos copiados da Internet. Não quis, no entanto, dizer quantos casos foram detectados.
O esquema funciona assim: há empresas que colocam anúncios na Internet a oferecerem os trabalhos a incluir no portefólio reflexivo de aprendizagem. Os preços pedidos variam entre os 400 e os 500 euros. Clientes não faltam. Há também casos de alunos que, após obterem o certificado do 12º ano, colocam a render o portefólio, vendendo-o na Internet. Podem não ter aprendido nada de Matemática, Português ou História mas aprenderam alguma coisa de empreendedorismo. Por este caminho, os portugueses poderão tornar-se, em breve, um Povo de empreendedores...trafulhas. Os "bons" exemplos não faltam. E vêm de cima.

No comments: