Friday, January 07, 2011

O grande absurdo


Nesta campanha eleitoral passa-se metade do tempo a ouvir pessoas dizer que querem fazer o que não podem fazer; e a outra metade do tempo a ouvir pessoas dizer que não podem fazer o que gostariam. Isto é totalmente absurdo!

Se o cargo não tem grande força política, porque se gasta tanto dinheiro em eleições e campanha eleitoral?

Os alemães resolveram o problema , sendo o Presidente da República nomeado pela Convenção federal em (alemão Bundesversammlung) .
A Bundesversammlung é composta por todos os deputados federais do Bundestag e um número igual de representantes dos Estados da Alemanha.
Os espanhois resolveram o problema, tendo um rei , uma pessoa isenta, acima de todos os partidos políticos. Existem estudos económicos que mostram que a monarquia espanhola fica menos dispendiosa que a presidência de Repúbica Portuguesa.

O nosso regime é bastante dispendioso e não é eficaz; ou se gasta dinheiro e dá- se mais poderes ao Presidente da República ( exemplo françês) , ou se gasta menos dinheiro e dá- se menos poderes ao presidente da República ( exemplo alemão). Cmo a nossa Constituição é demasiado rígida e complexa, a curto prazo, não há hipóteses de alterar a situação.

António Barreto sobre as eleições presidenciais hoje em entrevista ao Diário de Notícias
Etiquetas:

No comments: