Monday, February 28, 2011

Como se faz um bom aluno: com trabalho, esforço, dedicação

Ao contrário do que muitas pessoas defendem, as tecnologias de informação e em particular a Internet não dispensam o aluno do trabalho, do esforço e da dedicação ao estudo. Nem tornam obsoletos os conteúdos das disciplinas nem eliminam a necessidade de memorização de nomes, factos, termos e ideias.
Por que razão é preciso mais?
As tecnologias da informação e a Internet são apenas instrumentos de trabalho que, bem usados, ajudam no acesso à informação. O processo de selecção, análise e crítica da informação e a transformação da informação em conhecimento e deste em saber têm de ser realizados pela mente do aluno e isso exige esforço, trabalho e dedicação.
No fundo, o que transforma um aluno fraco num bom aluno é apenas isto: trabalho, esforço e dedicação.
É essa a mensagem que o ME, os directores e os professores têm de transmitir aos alunos desde o jardim-de-infância até à Universidade. Não é com conversa mole sobre a igualdade e direitos que se consegue isso. É criando ambientes onde o respeito pelo trabalho, o gosto por fazer as coisas bem feitas, o cumprimento das rotinas, a formação de bons hábitos, a resiliência e a responsabilidade se cultivam no dia-a-dia.
As escolas estatais andam entretidas com outras coisas e a arquitectura da avaliação externa e da avaliação de desempenho docente desviam os directores e os professores do que é essencial, fixando-os no acessório, no faz-de-conta e na mentira.

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