Friday, February 25, 2011

O cábula vai à Escola



Já se percebeu bem que José Pinto de Sousa pretende arrastar o País para a responsabilidade de pagar juros altíssimos, incomportáveis a prazo, por se recusar a reestruturar a dívida pública a médio prazo e por continuar a adiar as reformas de emagrecimento do Estado.
Até agora tem sido principalmente o Banco Central Europeu e, a prazo, os contribuintes portugueses a suportar os custos da teimosia do ainda primeiro-ministro.
Mas o cerco está-se a apertar.
A Alemanha está farta de suportar o despesismo do Governo português, que ainda não percebeu (nem perceberá) que finanças sãs significa o Estado, normalmente, não ter despesas superiores às receitas e não lançar sobre as gerações futuras, ou outros povos, os encargos por endividamentos não reprodutivos e não sustentados na riqueza nacional efectiva.
A compra de votos que Pinto de Sousa despudoradamente fez com os aumentos da função pública em 2009 e os medicamentos gratuitos para os velhinhos (em 2010 o consumo de medicamentos em ambulatório desceu perto de 6%, enquanto os encargos do SNS subiram quase 10%. Contraditório? Não, simplesmente demagógico, criminosamente demagógico...), a escassos meses das últimas eleições legislativas, são bem a marca da sua (des)governação demagógica e irresponsável.
Agora, parece que Pinto de Sousa foi chamado a Berlim e, por mim, creio que a conversa com a Sr.ª Merkel não lhe será tão fácil como os exames com o “meu caro” reitor Eng. Luís Arouca.
Balão de oxigénio? Ultimatum? Diktat?
Só depois de 2 de Março saberemos, talvez, o que José de Sousa foi ouvir.
Seja como for, chegámos a um ponto tal que confio mais que a Sr.ª Merkel (também já um pouco desconfiada, na foto) defenderá melhor os interesses portugueses do que o licenciado Pinto de Sousa. É que pior do que ele já fez a Portugal é impossível. E tem de ser a Europa a obrigar o Estado português a equilibrar as suas contas, não do lado da receita, como fazem os socialistas, mas pelo da despesa, como faria qualquer governante patriota, sério e responsável perante o nosso futuro colectivo.

No comments: