Wednesday, November 23, 2011

Nuno Crato reconhece que o sistema tem falhado no ensino da matemática e das ciências

Nuno Crato disse hoje aquilo que muitos sabem há muito tempo. O sistema educativo está a falhar no ensino da matemática, biologia e físico-química. O que é que está a falhar?

Atrevo-me a dizer que essa falha é produto da indolência, aversão ao esforço e ao trabalho árduo que tomou conta da sociedade portuguesa em resultado do Estado Social. Os portugueses tornaram-se indolentes porque se habituaram à ideia de que o Estado toma conta, cuida e providencia tudo e todos.Deu- se primazia às Ciências de Educação e foram menosprezados os conteúdos.

O esforço e o trabalho árduo exigido pela aprendizagem da matemática, biologia e físico-química foram objeto de desvalorização e até desprezo pela escola, famílias e sociedade em geral. O país está cheio de diplomados pelas Novas Oportunidades e licenciados em gestão, ciências sociais e ciências humanas. Quase todos fugidos da matemática, biologia e físico-química:

O ministro da Educação disse hoje em Mafra que é preciso estimular os jovens para o gosto pela Matemática e pelas Ciências, admitindo que o país "não está a conseguir educá-los".
"Temos um problema. É que não estamos a conseguir educar os nossos jovens como gostaríamos. No que se refere à Matemática e à Física temos muitos jovens que gostariam de ser engenheiros, cientistas, gestores ou economistas e não conseguem, porque não têm sucesso. É importante despertar os jovens para a cultura científica", afirmou Nuno Crato.
O governante sublinhou, por isso, a importância do ensino experimental e de incutir nos jovens o gosto pela descoberta. Fonte: DN


No comments: