Sunday, April 13, 2008

Torneio Nacional de Go, em Lisboa


O Go é um jogo matemático com mais de 4000 anos. É muito famoso no Oriente e actualmente tem mais de 60 milhões de jogadores em todo o mundo. É um jogo muito complexo em tabuleiros de 19 por 19, fez parte do roteiro dos primeiros, segundos e terceiros campeonatos de jogos matemáticos, no escalão do ensino secundário, em tabuleiros mais pequenos ( sete por sete ). A sua complexidade e popularidade no Oriente é equivalente ao xadrez nas sociedades ocidentais. O torneio vai-se realizar nos dias 17 e 18 de Maio no Centro de Bridge em Lisboa, na Av. António Augusto de Aguiar, 163-4º Esq. (perto do El Corte Inglés).
Mais informações no endereço oficial da Associação Portuguesa de Go


Go - Wei Qi (na China) ou Badok (na Coreia) - é um jogo estratégico, muito popular na Ásia Oriental, em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas. Muitos peritos orientais consideram que este jogo é, a nível mundial, o que envolve mais estratégia, ultrapassando de longe o xadrez, em complexidade. O jogo é tão profundo que os executivos asiáticos costumam utilizá-lo como um paradigma em decisões de negócios. Generais basearam campanhas militares na sua estratégia.
Estudiosos acreditam que o tabuleiro tenha evoluído de algum utensílio utilizado para marcar datas e épocas do ano. Uma lenda, no entanto, diz que o jogo foi criado como um instrumento do imperador Yao (2337 - 2258 a.C.) para educar o seu filho Danzhu, em disciplina, concentração e equilíbrio. Outros acreditam que o jogo tenha sido criado com propósitos divinatórios, para controlo de enchentes ou para simbolizar a ordem cosmológica. O próprio filósofo Confúcio deixou-se seduzir por este jogo que, no 1º milénio a.C., se tornou o jogo principal dos Imperadores Chineses, passando a competir com as artes da caligrafia e do arranjo floral.
O Go joga-se num tabuleiro onde 19 linhas se intersectam com outras 19. Este é considerado o tabuleiro-padrão e é utilizado em jogos profissionais. Existem tabuleiros com formato 9x9, para principiantes, e com formato 13x13, para os jogadores de nível médio. Há 181 pedras pretas e 180 brancas, que vão sendo colocadas, à vez, no tabuleiro. Caso os jogadores tenham diferentes níveis de habilidade, o jogo começa com um determinado número de pedras já colocadas para o jogador menos experiente (o «handicap»), o que permite equilibrar o jogo. A partida é começada com a suposição de que o tabuleiro representa uma «terra de ninguém», livre e aberta à conquista; o propósito do jogo é, para cada jogador, ampliar tanto quanto possível o seu próprio território.

No comments: