Monday, April 20, 2009

Sindicatos e partidos da oposição unidos na defesa da causa dos professores. Até sexta, estão previstas 1400 reuniões de professores em todo o pais


Depois de os partidos da oposição, todos eles, do CDS ao BE, assinarem o documento a pedir a fiscalização sucessiva do decreto regulamentar 1-A/2009 (Simplex2), mostrando com esse acto repúdio pela principal bandeira do ME, são agora os sindicatos de professores a mostrarem a força que resulta da unidade em torno do essencial: recusa da divisão da carreira em duas categorias e total oposição ao modelo burocrático de avaliação de desempenho. Só a Fenprof vai ter nas escolas 300 dirigentes sindicais durante a semana que hoje se inicia. Estão previstas 1400 reuniões de professores ao abrigo da lei sindical. Nas reuniões de professores, estarão em discussão as formas de luta a realizar no 3º período, a atitudes a tomar face à ficha de auto-avaliação e reacções face ao previsível aumento exponencial do desemprego docente, a partir de Setembro, tendo em conta os resultados do concurso nacional. O momento é de união.
Numa altura em que o Freeportgate conhece novos desenvolvimentos e o país se afunda numa profunda crise económica, moral e social, a luta dos professores pode dar um poderoso contributo para a derrota do PS nas eleições legislativas. A derrota do PS, após governar Portugal 11 anos nos últimos 13, é a condições primeira para a regeneração política, económica, moral e social do país.

No comments: