Thursday, February 16, 2012

Campeões internos dos jogos estratégicos matemáticos



Alguns jogos decisivos para apuramento dos campeões

CAMPEÕES INTERNOS DOS JOGOS ESTRATÉGICOS
MATEMÁTICOS


Hex 11x11 2º ciclo José Oliveira 5ºB em 09-02-12

Ouri 3º ciclo Luís M. Ferreira 9ºD em 09-02-12

Gatos e Cães 2º ciclo José Oliveira 5ºB em 16-02-12

Rastros 3º ciclo Victor Ferreira 7º E em 16-02-12

Ouri 2º ciclo Gerson Marta 6C em 02-02-12

Hex 11x11 3º ciclo João Tiago Fernandes em 02-02-12


Irão representar a nossa Escola no Campeonato Nacional, que irá decorrer no Estádio Universitário em Coimbra em 9 de Março de 2012 os seguintes alunos: do 2º ciclo, Gerson Marta Pedro do 6 C, em Ouri, José Oliveira do 5 B em Gatos e Cães , Rui Marques do 5 B em Hex.
Do 3º ciclo, João Tiago Fernandes em Hex, Igor Freitas do 7 B em Ouri, Victor Ferreira em Rastros. A considerar que neste dia, decorre uma prova intermédia de língua Portuguesa do 9º ano, o que impede a ida de alunos do 9º ano com grande experiência em jogos matemáticos, aos campeonatos nacionais.
Endereço oficial das competições em http://joaomaduro.blogspot.com/, marcador Jogos Matemáticos

Tuesday, February 14, 2012

Mais uma proposta para tirar responsabilidades às familias e entregar os filhos aos cuidados do Estado

O BE entregou no Parlamento uma iniciativa legislativa que visa o fornecimento pelos jardins de infância e escolas básicas e secundárias do pequeno-almoço a todos os alunos.


A iniciativa pode custar ao erário público 90 milhões de euros por ano sem falar nos custos resultantes do pagamento de salários ao pessoal administrativo e auxiliar afeto ao processamento e fornecimento dos pequenos almoços que obviamente enquanto estão a dar os pequenos almoços não estão a desempenhar outras tarefas.

O David Levy, editor do blogue Lisboa-Telaviv, interpreta a coisa assim:

Os detalhes financeiros da coisa (0,50 cêntimos por pequeno-almoço x 1 milhão de alunos x 180 dias = 90 milhões de euros) e os detalhes ideológicos (mandar alunos para a escola sem comer, desresponsabilizar os pais por mais essa tarefa básica e responsabilizar os professores por mais uma dimensão - a social) não são revelados. Dizer quanto custa, quem paga e quem providencia tanto pequeno-almoço não dá assim muito jeito.

Não é de estranhar vermos um dia destes a deputada Ana Drago a entregar no Parlamento um projeto de lei para fornecimento de jantares gratuitos a todos os alunos. Só falta mesmo pô-los a dormir na escola, libertando os pais da enorme maçada que é criar os filhos.
Este tipo de assistencialismo paternalista é conducente ao denominado "abastardamento" da escola, da educação, do ensino e, o mais importante, da instrução que deve ser proporcionada aos alunos!
Esta proposta segue o estilo da lunática proposta do pai Albino

Sunday, February 05, 2012

Aniversário do Facebook

Facebook fez ontem 8 anos. Foi criado em Harvard no dia 4 de fevereiro de 2004. Tem quase mil milhões de usuários.

Friday, January 13, 2012

Repondo a justiça

O Governo aprovou, ontem, em Conselho de Ministros, a obrigatoriedade de os alunos do ensino recorrente fazerem os mesmos exames que os colegas da via normal do secundário, se pretendem concorrer ao Ensino Superior. Fonte: JN

Wednesday, January 11, 2012

EUA- Biblioteca de Coimbra é a mais bela do mundo

A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra foi considerada a mais bela biblioteca universitária do Mundo, avança esta semana o CV, canal de televisão online da instituição de ensino superior.
A biblioteca surge no topo do ranking das mais belas bibliotecas universitárias do portal Flavorwire e do guia internacional Flavorpill, de Nova Iorque, ranking da autoria da editora literária Emily Temple.
A distinção coloca esta biblioteca portuguesa de estilo barroco acima de outras bibliotecas conceituadas como a da Universidade de Yale, nos EUA, e a da Universidade de Salamanca, em Espanha, que ficaram em 2º e 3º lugares na classificação, respetivamente.
Na lista encontravam-se também as bibliotecas de Oxfort, Cambridge ou Chicado, num total de 25 espaços de diferentes universidades a nível mundial.
A Biblioteca Joanina, que deve o seu nome a D. João V, monarca no poder aquando da sua construção, data do século XVIII e situa-se no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, acolhendo inúmeras pesquisas mas servindo igualmente de espaço para concertos, exposições ou outros eventos culturais.
Clique AQUI para aceder ao ranking completo na Flavorwire.

Tuesday, January 10, 2012

Poder & Associados

As grandes sociedades de advogados adquiriram uma dimensão e um poder tal que se transformaram em autênticos ministérios-sombra.

É dos seus escritórios que saem os políticos mais influentes e é no seu seio que se produz a legislação mais importante e de maior relevância económica.

Estas sociedades têm estado sobre-representadas em todos os governos e parlamentos.

São seus símbolos o ex-ministro barrosista Nuno Morais Sarmento, do PSD, sócio do mega escritório de José Miguel Júdice, ou a centrista e actual super-ministra Assunção Cristas, da sociedade Morais Leitão e Galvão Teles.

Aos quais se poderiam juntar ministros de governos socialistas como Vera Jardim ou Rui Pena.

Alguns adversários políticos aparentes são até sócios do mesmo escritório. Quando António Vitorino do PS e Paulo Rangel do PSD se confrontam num debate, fazem-no talvez depois de se terem reunido a tratar de negócios no escritório a que ambos pertencem.

Algumas destas poderosas firmas de advogados têm a incumbência de produzir a mais importante legislação nacional. São contratadas pelos diversos governos a troco de honorários milionários. Produzem diplomas que por norma padecem de três defeitos.

São imensas as regras, para que ninguém as perceba, são muitas as excepções para beneficiar amigos; e, finalmente, a legislação confere um ilimitado poder discricionário a quem a aplica, o que constitui fonte de toda a corrupção.

Como as leis são imperceptíveis, as sociedades de jurisconsultos que as produzem obtêm aqui também um filão interminável de rendimento.

Emitem pareceres para as mais diversas entidades a explicar os erros que eles próprios introduziram nas leis. E voltam a ganhar milhões. E, finalmente, conhecedoras de todo o processo, ainda podem ir aos grupos privados mais poderosos vender os métodos de ultrapassar a Lei, através dos alçapões que elas próprias introduziram na legislação.

As maiores sociedades de advogados do país, verdadeiras irmandades, constituem hoje o símbolo maior da mega central de negócios em que se transformou a política nacional.

No Correio da Manhã

Coimbra destacada em crónica do New York Times

Coimbra foi, a semana passada, a cidade em destaque na crónica do jornalista norte-americano Seth Kugel, colaborador do New York Times. Krugel desfrutou de três dias na capital dos estudantes e foi, aliás, a vida académica e os vestígios que deixa por toda a parte que mais o surpreenderam.
O jornalista começa por confessar as memórias que visitar uma cidade como esta pode trazer: vida em dormitórios, festas em excesso, longas noites de estudo e - algo menos familiar para quem estudou fora de Coimbra - deambulações "pelo campus universitário com roupa de vampiro".
Krugel refere-se, naturalmente, ao traje académico, integrado naquilo que, conforme explica, é parte do "conjunto de roupas e tradições conhecidas por todos como praxe" criado ao longo dos muitos séculos de existência da Universidade que, datando de 1290, é uma "das mais prestigiadas escolas de Portugal".
Na qualidade de turista, Seth Krugel conta até que aceitou doar um euro para ajudar estudantes vestidos a rigor na organização da Queima das Fitas em troca de uma fotografia, brincando ao dizer que "felizmente" nenhum tentou beber-lhe o sangue.
Mas Coimbra é mais do que apenas a mítica Universidade. O jornalista encontra também espaço para falar da Alta e da Baixa da cidade. A primeira, predominantemente ocupada com "edifícios universitários e apartamentos de estudantes cobertos com graffitis". A segunda "carregada de lojas, restaurantes e outras atividades comerciais".

Uma viagem até 1950 - ou 1590
Krugel realça, no entanto, que em ambos os locais "as igrejas ancestrais, as praças pitorescas e a quase total ausência de lojas de cadeias internacionais dão a sensação de que nos encontramos na década de 1950 - ou de 1590".
O norte-americano visitou também lugares como o Paço das Escolas, onde conversou "com estudantes de Direito que fumavam nas arcadas" e subiu vários lances de escadas que ofereciam "sucessivamente vistas mais incríveis da cidade".
Além disso, deixou-se fascinar pelo facto de ter encontrado pessoas de todo o mundo, desde brasileiros a guineenses, passando por angolanos e macaenses, admitindo que "aprendeu depressa que os brasileiros estão em todo o lado, tal como estudantes e residentes das várias antigas colónias portuguesas".
E, antes do final da viagem, Krugel ainda ouviu o Fado, a "música melancólica" que "difere significativamente do mais conhecido estilo lisboeta", já que os cantores são sobretudo homens e atuam, em geral, em duetos ou grupos tocando uma guitarra diferente.
Segundo Seth Krugel, o grande atrativo da viagem foi um ponto cultural: o Museu Académico, onde pôde ver, entre outras coisas, a evolução das "capas de vampiro" ao longo dos anos, bem como as guitarras de Coimbra e as ferramentas utilizadas na praxe.
Desilusões, apenas a impossibilidade de provar "segredos de porco preto com ananás", que o obrigou a contentar-se com um filete de pescada, e o facto de, ao tentar "compensar o prato com alguns extras", ter tido de pagar, à parte, o pão, o queijo e as tradicionais azeitonas.

Clique AQUI para ler a crónica completa (em inglês).

Friday, December 30, 2011

Sistema Educativo na Suiça


O sistema educativo da Suiça é um dos melhores do Mundo. Ao contrário do sistema educativo no Japão, Singapura e Coreia do Sul, o sistema suiço é dos mais descentralizados do Mundo. Cada cantão tem a responsabilidade de elaborar os currículos, contratar os professores e definir os calendários escolares. Os alunos suiços ficam entre os 15 melhores nos testes PISA. Conheça os 10 factos que caracterizam o sistema educativo na Suiça.


#1. O sistema é altamente descentralizado. A responsabilidade pela elaboração e concretização das políticas é de cada cantão. A idade mínima para entrada na escola é os 6 anos. E a escolaridade só é obrigatória até aos 15 anos de idade.

#2. O ensino está estruturado em dois ciclos de seis anos. A escola primária tem seis anos de duração, findos os quais os alunos são distribuídos por várias vias do ensino secundário.

#3. Grande parte dos alunos sai da escola primária de seis anos para frequentarem ensino secundário de carácter tecnológico ou profissional, chamada de Fachhochschulen, cuja estrutura curricular depende de cada cantão. Só os melhores alunos é que seguem a via académica do secundário, chamado Gymnasium, que se destina preferencialmente a preparar os alunos para o acesso às melhores Universidades da Federação Suiça.

#4. A Suiça não aceita o modelo inclusivo. Ao invés, separa os alunos por turmas de acordo com as suas capacidades. As crianças são separadas consoante a língua materna seja o Francês, o Italiano ou o Alemão.

#5. A Suiça tem 12 Universidades e algumas, com a Universidade de Basel, são das melhores do Mundo. O acesso às melhores universidades é muito competitivo e está reservado apenas aos melhores alunos.

#6. Não existe um sistema centralizado de recrutamento de professores. A responsabilidade de recrutar docentes fica ao nível de cada cantão.

#7. A maior parte dos alunos frequentam cursos profissionais, chamados de Berufsleher, logo após o 6º ano de escolaridade. O curso profissional tem a duração de dois ou três anos, permite estagiar em empresas e certifica para o exercício de uma profissão.

#8. A via académica, chamada de Gymnasium, e que prepara para a Universidade, tem currículos diversos consoante os cantões. Há escolas que enfatizam as Artes, outras a Matemática e as Ciências e outras ainda as Humanidades.

#9. O dia escolar começa às 8:00 e prolonga-se até às 15:00.

#10. os alunos que frequentam os cursos profissionais com estágio em empresas passam, regra geral, dois a três dias por semana na empresa e dois a três dias por semana na escola. Esses alunos podem seguir estudos pós-secundários de carácter profissional e tecnológico.

Monday, December 26, 2011

Uma rotura com a pedagogia romântica

O ministro da educação determina, através do Despacho 17169/2011, que:

a) O documento Currículo Nacional do Ensino Básico — Competências Essenciais deixa de constituir documento orientador do Ensino Básico em Portugal;
b) As orientações curriculares desse documento deixam de constituir referência para os documentos oficiais do Ministério da Educação e Ciência, nomeadamente para os programas, metas de aprendizagem, provas e exames nacionais.


O Despacho 17169/2011 tem uma assinalável importância . Marca uma rotura ideológica com a pedagogia romântica de Jean Jacques Rousseaux.


A rotura com o currículo socialista é evidente em frases como estas:


O currículo deverá incidir sobre conteúdos temáticos, destacando o
conhecimento essencial e a compreensão da realidade que permita aos alunos tomarem o seu lugar como membros instruídos da sociedade. É decisivo que, no futuro, não se desvie a atenção dos elementos essenciais, isto é, os conteúdos, e que estes se centrem nos aspectos fundamentais.
O Ministério da Educação e Ciência pretende reduzir o controlo central de todo o sistema educativo, assim como o excesso de regulamentação e a burocracia. O currículo nacional deve definir os conhecimentos e as capacidades essenciais que todos os alunos devem adquirir e permitir aos professores decidir como ensinar de forma mais eficaz, gerindo o currículo e organizando da melhor forma a sua actividade lectiva. Assim, deverá dar-se aos professores uma maior liberdade profissional sobre a forma como organizam e ensinam o currículo.

Tuesday, December 20, 2011

Portuguese Empire Heritage



Alguns sinais da presença e influência portuguesa no mundo durante a expansão marítima.

Thursday, December 15, 2011

Ana Benavente furiosa com a nova reforma curricular

Ana Benavente, defensora do eduquês e do facilitismo, está furiosa com um despacho de Nuno Crato que põe fim à vigência do documento Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Nesse despacho o ministro escreve que ao erigir a categoria de “competências como orientadora de todo o ensino, [o documento revogado] menorizou o papel do conhecimento e da transmissão e conhecimentos, que é essencial a todo o ensino”. Para desmontar o eduquês, Nuno Crato acrescenta que “é decisivo que, no futuro, não se desvie a atenção dos elementos essenciais, isto é, os conteúdos, e que estes se centrem nos aspetos fundamentais”. O que enfurece a antiga secretária de Estado de Guterres, para quem “há quem queira uma escola centrada nos programas, nós queremos uma escola centrada nas aprendizagens. Foi esse o objetivo do documento das competências essenciais”, o tal que acaba de ser revogado.


Monday, December 12, 2011

Revisão Curricular

O MEC divulgou ao final da tarde o texto completo da proposta de revisão curricular. As alterações resumem-se a:


A formação cívica acaba em todos os ciclos, incluindo no secundário.
A disciplina de EVT dá origem a duas disciplinas, educação visual e educação tecnológica, lecionadas por um só professor. A educação tecnológica alterna com as TIC no 2º CEB.
As TIC no 9º ano são eliminadas.
A história e a geografia são reforçadas no 3º CEB.
O inglês obrigatório no 2º CEB.
Há um reforço da carga horária nas ciências e na físico-química.

Wednesday, December 07, 2011

O Caloteiro sem vergonha

Pinto de Sousa já não é Primeiro-Ministro e, dir-se-ia até, já não faz política, como se usa dizer. Tal evidência é-o, no entanto, apenas na aparência.

Com efeito, quando foi da discussão do dificílimo Orçamento do Estado para o próximo ano, José de Sousa não se coibiu de arregimentar os seus ainda apaniguados para tentar colar o PS a um irresponsável voto negativo, o qual equivaleria ao suicídio do fraco Seguro e mostraria ao exterior que os socialistas tugas, depois de terem levado o País à bancarrota, ainda se opunham a todos os esforços do actual Governo para sanear as contas públicas.

Agora, porém, Pinto de Sousa vai ainda mais longe: não lhe bastando atirar cascas de banana ao seu sucessor, sente-se já à vontade para elogiar a calotice como pilar de uma política governamental.

Dizer que “Pagar a dívida é ideia de criança”, isto vindo de quem, nos últimos 6 anos, duplicou a dívida pública, de 83 mil milhões de euros para cerca de 170 mil milhões, atirando Portugal para a bancarrota e a necessidade da ajuda externa, é, na verdade, o cúmulo do descaramento em política. É gozar com o povo e os sacrifícios a que todos estamos (e estaremos) obrigados a fazer para sairmos do pântano para onde ele nos atirou.

É claro que esta linguagem de caloteiro, que Pinto de Sousa exibe, condiz bem com o despudor que o 'chefe máximo' já revelara quando afirmou, certa vez, que, “Digam o que disserem, mas ainda está para nascer um primeiro-ministro que tenha feito melhor no défice”. Isto para já não falar dos seus gostos de novo-rico quando paga, na cidade-luz, as contas dos repastos de outras mesas nos “mais caros restaurantes italianos da capital francesa.”



Veja o vídeo do descaramento:

Friday, November 25, 2011

Pais de alunos indisciplinados açorianos serão sujeitos a multas

Uma medida acertada que deveria ser aplicada,também no Continente:


O decreto que regula o estatuto do aluno dos ensinos básico e secundário nos Açores estabelece contra-ordenações que podem ir dos 20 aos 300 euros. Estas multas podem ser aplicadas aos pais que não compareçam à escolas quando os seus filhos atinjam o limite de faltas ou que não se responsabilizem pela pontualidade dos estudantes. O não cumprimento de tarefas escolares e a existência de problemas disciplinares são também elencados no documento como motivo para aplicação de coimas aos encarregados de educação.


Os pais devem “responsabilizar-se activamente pelos deveres de assiduidade e de disciplina dos seus educandos”, lê-se no decreto legislativo, que determina que o produto das coimas aplicadas deve reverter para o fundo escolar da unidade orgânica em que os alunos estejam inscritos.
Em caso de não pagamento das multas definidas no novo estatuto do aluno dos Açores, há outras sanções para as famílias. Os pais que beneficiam dos regimes da acção social escolar e do transporte escolar podem ficar sem esse apoio. No caso das famílias que não tenham direito a bolsas de estudo, a coima pode duplicar de valor em caso de incumprimento. Fonte: Publico

Wednesday, November 23, 2011

O impasse na exoneração do PGR

Entrevista da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, ao Expresso, de 12-11-2011:
«- As suas divergências com o PGR Pinto Monteiro mantêm-se?
- As divergências são claras e mantêm-se.
- Ele vai cumprir a comissão de serviço até ao fim?
- Essa decisão é também da competência do Presidente da República.
- Por proposta do Governo.
- É verdade mas nunca traria para a praça pública questões interinstitucionais.»

A denúncia implícita da ministra sobre o Presidente da República na protecção do procurador-geral, Dr. Fernando Pinto Monteiro, só pode ter uma - e só uma! - resposta do Presidente: a aceitação pelo Presidente de uma proposta do Governo para a exoneração do procurador-geral - ou a informação pública de que o Presidente aceitará a exoneração do Dr. Pinto Monteiro logo que lhe chegue uma proposta do Governo nesse sentido que afirma pretender. De outro modo, aos olhos da elite política e do público, o Prof. Cavaco Silva fica embaraçosamente refém do procurador Pinto Monteiro - e do Governo..

São Alheiras como foram Robalos



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REALMENTE A COISA ASSIM ESTÁ "MAIS BEM" EXPLICADA

Nuno Crato reconhece que o sistema tem falhado no ensino da matemática e das ciências

Nuno Crato disse hoje aquilo que muitos sabem há muito tempo. O sistema educativo está a falhar no ensino da matemática, biologia e físico-química. O que é que está a falhar?

Atrevo-me a dizer que essa falha é produto da indolência, aversão ao esforço e ao trabalho árduo que tomou conta da sociedade portuguesa em resultado do Estado Social. Os portugueses tornaram-se indolentes porque se habituaram à ideia de que o Estado toma conta, cuida e providencia tudo e todos.Deu- se primazia às Ciências de Educação e foram menosprezados os conteúdos.

O esforço e o trabalho árduo exigido pela aprendizagem da matemática, biologia e físico-química foram objeto de desvalorização e até desprezo pela escola, famílias e sociedade em geral. O país está cheio de diplomados pelas Novas Oportunidades e licenciados em gestão, ciências sociais e ciências humanas. Quase todos fugidos da matemática, biologia e físico-química:

O ministro da Educação disse hoje em Mafra que é preciso estimular os jovens para o gosto pela Matemática e pelas Ciências, admitindo que o país "não está a conseguir educá-los".
"Temos um problema. É que não estamos a conseguir educar os nossos jovens como gostaríamos. No que se refere à Matemática e à Física temos muitos jovens que gostariam de ser engenheiros, cientistas, gestores ou economistas e não conseguem, porque não têm sucesso. É importante despertar os jovens para a cultura científica", afirmou Nuno Crato.
O governante sublinhou, por isso, a importância do ensino experimental e de incutir nos jovens o gosto pela descoberta. Fonte: DN