A Ministra da Educação deslocou o foco da preocupação dos professores da sala de aula para a papelada que vão ter que preencher. Portanto, é uma questão de localização da focagem. Os professores gostariam muito de manter a focagem no ensino do aluno, a Sra Ministra não quer e, ao que parece, é ela que manda e, pelos vistos, é ela que tem razão?!. Albarde-se o burro à vontade do dono! Infelizmente!
Os três anos de governação de MLR podem exprimir-se na frase: "a vitória da papelada". Em três anos, registou-se uma mudança de paradigma. O enfoque deixou de ser a sala de aula para passarem a ser questões exteriores a ela: avaliação burocrática dos professores e gestão escolar. É necessário voltar a focar a política educativa na sala de aula, reduzir a burocracia, eliminar os processo burocráticos e as pressões das DREs sore as escolas. No fundo, é preciso deixar as escolas respirarem, tranquilizar os professores e dar estabilidade ao acto educativo. Simplificar o currículo, eliminar a burocracia, tranquilizar, reconhecer o esforço dos professres e dar estabilidade às escolas, eis as 5 tarefas urgentes. MLR é o rosto da intranquilidade, da instabilidade, da complexidade, do apoucamento e da burocracia. Este rosto tem de ser substituído porque constitui uma marca negativa no mundo das escolas e na vida dos professores.
Monday, June 02, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment