Saturday, January 17, 2009

os professores estão a recusar a Avaliação Simplex

Professores de escolas de todo o País têm vindo a aprovar nos últimos dias tomadas de posição colectivas, assumindo a recusa em participar no processo de avaliação de desempenho, começando pela não entrega dos objectivos individuais.
Sindicatos, movimentos independentes e blogues de docentes apontam já para mais de uma centena de escolas e agrupamentos onde, após a publicação do Decreto Regulamentar de simplificação, a 5 de Janeiro, os professores voltaram a reunir e decidiram manter a suspensão do processo. O blogue ProfAvaliação apresentava ontem uma lista com 43 agrupamentos e 69 escolas onde foi aprovada a suspensão.
Para o dia da greve, segunda-feira, estão marcadas dezenas de reuniões de docentes que poderão tomar decisões idênticas. A Fenprof garante que "mesmo em escolas em que essa decisão não foi tomada, são milhares os professores que decidem não entregar os objectivos individuais". A Fenprof faz ainda um apelo para se encher com mensagens de protesto os mails de 40 deputados do PS que são docentes, divulgando os respectivos endereços electrónicos. A ideia é pressionar a aprovar o projecto do CDS-PP, que defende a suspensão da avaliação e será votada no Parlamento dia 23.
Fonte: CM de 17/1/09
Comentário
As moções de rejeição da ADD continuam a chegar. A lista ( de Ramiro Marques )já inclui 125 moções. De ontem à tarde para hoje de manhã, o Ramiro já recebeu mais 13 moções. A notícia do CM está correcta mas o número reporta-se às moções aprovadas até sexta-feira. Não inclui as 13 moções que foram aprovadas na tarde de sexta-feira. O movimento está imparável. E até o Presidente do Conselho de Escolas afirmou, à Agência Lusa, que o modelo de avaliação de desempenho tem de ser revisto porque está a criar demasiado trabalho nas escolas. Finalmente, Álvaro Santos chegou lá. Nunca é tarde para reconhecer os erros. Bem-vindo ao clube dos que querem este modelo revisto.
Clique aqui para ver a lista das moções actualizada às 9:00 do dia 17/1/09. A lista será continuamente actualizada ao longo do fim-de-semana ( no blog ProfAvaliação de Ramiro Marques). Há escolas que aprovaram moções, na sexta-feira passada, e que ainda não as enviaram. Parabéns ao Correio da Manhã pela excelente cobertura jornalística que tem feito da luta dos professores. Não é por acaso que o CM é o jornal mais lido do país. A independência e isenção compensam. Pelo contrário, o JN e o DN estão a perder leitores. Por que será?

( grande parte do corpo do texto foi " roubado " ao blog ProfAvaliação)

No comments: