Wednesday, June 10, 2009

Cavaco no 10 de Junho



O Presidente da República fez hoje um discurso duro e muito sensato, nas comemorações do 10 de Junho, em Santarém. Aníbal Cavaco Silva lançou um alerta contra o "alheamento", considerando que os "níveis de abstenção como aquele que se verificou nas eleições de domingo passado são um sintoma de desistência, de resignação, que só empobrecem a democracia". Quem considera que Cavaco Silva faz discursos distantes, frios e sem sombra de actualidade, teve aqui uma clara demonstração do contrário.
Para além de dizer que "a abstenção deve fazer reflectir os agentes políticos", Cavaco Silva acrescentou que "a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas depende, em boa parte, da forma como aqueles que são eleitos actuam no desempenho das suas funções". Os recados estão todos lá.
"A credibilidade dos agentes políticos é tanto mais necessária quanto a situação económica e financeira actual representa um desafio, sem precedentes nas últimas décadas, à qualidade das instituições democráticas, à competência e visão de futuro dos decisores", disse o PR. Como se não bastasse, Cavaco falou da ética na política e da sobriedade na sociedade e deixou esta nota, talvez uma das mais importantes: "Tanto no Estado como na sociedade civil é preciso adoptar uma cultura de transparência e de prestação de contas".

No comments: