Thursday, June 04, 2009
Se o partido de Pinto de Sousa voltar a ganhar, haverá Novas Oportunidades para licenciaturas e mestrados.
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considerou hoje existir um défice de qualificação, reconhecimento e certificação de adultos em Portugal.
"Há um défice de qualificação, de formação mas também de reconhecimento das competências que as pessoas têm e um défice de certificação de toda a formação que fizeram ao longo das suas vidas e que não contava para a certificação escolar", afirmou Maria de Lurdes Rodrigues.
A governante discursava na cerimónia de entrega de certificados de conclusão do 9º e 12º anos de escolaridades pelo Centro Novas Oportunidades "Barafunda", Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social, com sede na Benedita, concelho de Alcobaça.
Comentário
Vislumbro nestas palavras um desejo imenso de estender o Novas Oportunidades ao Ensino Superior. Por magia, chegaremos a um ponto em que todos os portugueses ostentarão o Dr nos cartões de visita graças à "generosidade" do PS que assim compra votos em troca de diplomas. Pior que roubar bancos é estoirar com o capital simbólico da Educação. Pela via da oferta dos diplomas - hoje do 12º ano, amanhã das licenciaturas e mestrados - dá-se um sinal ao país. E esse sinal é o prenúncio de uma catástrofe: não vale a pena investir na escola porque seis meses de frequência do Novas Oportunidades dá direito a diploma. Só falta mesmo lacrar o punho cerrado e a rosa no diploma. A presença do primeiro-ministro e da ministra da educação na cerimónia da entrega dos diplomas está garantida. Para o sr. Sousa, não interessa a qualidade do ensino, basta adquirir uma licenciatura num domingo de Agosto.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment