Thursday, June 25, 2009

O descalabro



Foi patético ver e ouvir ontem o Primeiro-Ministro.

Contradições e mentiras: Pinto de Sousa a dizer aos deputados, no Plenário da Assembleia da República, que Carlos Guerra, gestor do PRODER e arguido no caso Freeport, foi substituído pelo Governo na semana passada; e o Ministro da Agricultura, nos Passos Perdidos, a dizer aos jornalistas que não, que ainda iria ouvir o mesmo Carlos Guerra, para depois decidir se o mantinha ou não no referido cargo. Gato escondido…

Controlo político da comunicação social: a 23 de Junho, a PT comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a existência de contactos com a Prisa, nos quais se “abordaram diversos cenários de investimento, incluindo a possível aquisição de uma participação no capital social da Media Capital” (detentora da TVI). Um dia depois o Governo diz que não sabe de nada (embora seja detentor de uma golden share na PT…) e, dois dias depois da notícia, a PT diz também que não foi nada, que o negócio da compra de 30% da TVI pela PT nunca existiu. Extraordinário. Aguardamos agora que a PT, na promoção da MEO, substitua os spots dos Gato Fedorento pela história da Carochinha…

Fundações fantasma: na boa tradição guterrista da Fundação para a Prevenção e Segurança, o actual Governo administra uma fundação privada, denominada de fundação para as comunicações móveis, mas que recebe mais de 36 de milhões de euros do Estado (como é que este financiamento público é compatível com a natureza de fundação privada?), tem sede num serviço do Ministério das Obras Públicas e gere um saco-azul de centenas de milhões de euros, gastando dinheiro por ajuste directo, num claro subterfúgio para evitar os concursos públicos a que os organismos públicos, por lei, estariam obrigados. É isto transparência?

Pesadelo: José Manuel Marques, próximo do sr. Sousa e vice-presidente do Instituto da Conservação da Natureza quando o actual Primeiro-Ministro foi Ministro do Ambiente, é o quinto arguido do caso Freeport. O cerco aperta

Moral da história: a 4 anos de arrogância seguem-se 4 meses de descalabro da maioria socialista. O Governo está a ruir em contradições, o PS a tirar as medias ao "engenheiro" e os Portugueses, finalmente, a começar a respirar de alívio…

No comments: