Wednesday, October 14, 2009

Leitura crítica dos " rankings" . Portugal é o país mais desigual da zona Euro



1. Os rankings das escolas secundárias com melhores resultados dizem-nos aquilo que já sabíamos: as escolas com melhores resultados nos exames nacionais são os colégios privados que cobram propinas mais elevadas e, portanto, fazem uma rigorosa selecção social e cultural dos seus alunos.

2. Dizem-nos também que as piores escolas públicas se encontram nas zonas rurais e nos pequenos centros urbanos, onde o rendimento per capita é inferior à média nacional.

3. Dizem-nos ainda que as melhores escolas públicas ficam situadas em Coimbra e Porto e servem famílias de médios e elevados rendimentos.

4. Há muitos factores que explicam estes resultados: o rendimento per capita é o principal. Mas há outros factores: estabilidade do corpo docente e divisão das turmas nas disciplinas mais difíceis (Matemática, Física, Química e Biologia).

5. E há uma realidade escondida que explica estes resultados: o mercado das explicações e salas de estudo. É sabido que os alunos que frequentam os melhores colégios reforçam as aprendizagens recorrendo aos melhores explicadores do mercado. E os melhores explicadores do mercado estão em Coimbra e no Porto e fazem-se cobrar caro.

6. Uma nota final: as escolas públicas foram varridas do Top 20. Será isto produto da herança de Maria de Lurdes Rodrigues, da cultura do " eduquês", da proliferação dos Centros das Novas Oportunidades? Vamos esperar pelo PISA para tirar as teimas.

No comments: