Alguns portugueses são avessos ao estudo e essa tese e é suportada pelos resultados do PISA - que nos colocam sistematicamente no clube dos últimos a Leitura, Matemática e Ciências, apesar de a despesa em Educação se situar na média da OCDE - e pelo facto de os alunos portugueses no estrangeiro ocuparem os últimos lugares no aproveitamento escolar.
Pelo meio, há mentes brilhantes que se distinguem da mediocridade geral. Essas mentes brilhantes vão, quase sempre, procurar alimento espiritual nas Universidades e Institutos de Investigação estrangeiros. Alguns regressam mas a maioria fica por lá.
Julgo que o desinteresse pelo estudo começou a acentuar-se a partir da expulsão dos judeus. Fugiram de Portugal dezenas de milhares de portugueses. Entre eles, algumas das mentes mais brilhantes do país. A partir do reinado de D. Manuel, o país viveu sempre em crise.
José Matias identifica as razões:
"Pois não, não gostam. Gostam muito mais de conversar, de conviver, de fazer coisas que não exijam estarem quietos, com um livro à frente. E o desenvolvimento tecnológico também não veio ajudar nada, com toda a parafernália de aparelhos electrónicos que lhes vieram reduzir ainda mais a capacidade de concentração."
A destruição do sistema dual de educação, ocorrida em 1975, contribuiu para o agravamento do problema. É errado sujeitar todos os alunos ao mesmo programa de estudos. Os cursos profissionais e os CEF, criados à pressa e sem consistência, em muitas escolas secundárias públicas, foi uma oportunidade perdida para reconstruir o sistema dual. Seria mais sensato criar criar escolas técnicas centradas apenas na oferta de cursos profissionais e liceus vocacionados para o prosseguimentos de estudos de natureza académica.
Os alunos com gosto pelo estudo frequentariam os liceus. Os alunos sem gosto pelo estudo frequentariam as escolas técnicas. Pode parecer cruel mas é um sistema que existe em muitos países democráticos com resultados muito bons. Veja-se o caso da Suiça.
Da mesma forma que não se colocam atletas de alta competição a estagiarem ao lado de atletas amadores, também não é correcto meter nas mesmas escolas mentes brilhantes com alunos que não gostam de estudar.
O sistema que temos, falsamente inclusivo, é o pior dos dois mundos. Não houvesse preconceitos ideológicos e Portugal já teria recriado o sistema dual
Monday, May 31, 2010
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