Friday, May 08, 2009

"Xadrez e Ensino" organizado pela Universidade de Évora, de 2 a 5 de Setembro


O Departamento de Matemática da Universidade de Évora em colaboração com a Delegação Regional Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Matemática promovem o Workshop “Xadrez e Ensino” a realizar em Évora, de 2 a 5 de Setembro de 2009, no Colégio Luís António Verney.

Este Workshop está em processo de acreditação pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, órgão do Ministério da Educação responsável pela a acreditação das acções de formação contínua de professores do ensino básico e secundário. Oportunamente serão divulgados os grupos de docência.

Os objectivos gerais deste Workshop, que esperamos seja o primeiro de muitos, são a transmissão das noções básicas e elementares e ainda de alguns conceitos sólidos sobre esta modalidade, aos docentes do Ensino Básico e Secundário, com vista à sua posterior aplicação em acções específicas relacionadas com o xadrez, que estes desenvolverão nas suas escolas. Este evento é, ainda, de extrema importância para os alunos Universitários das áreas de ensino.

A organização deste evento irá contar com a colaboração de alguns dos melhores jogadores de xadrez do panorama nacional para acções específicas a decorrer durante o Workshop, entre eles: GM Kevin Spraggett, GM António Fernandes, MI Paulo Dias, MI Luís Santos, MI Fernando Silva e WIM Catarina Leite.

O Programa do curso, ainda provisório, a desenvolver é constituído pelos seguintes módulos:

1. A importância do xadrez nos Ensinos Básico e Secundário, e porque não Universitário?
2. Abordagem histórica da modalidade, com especial ênfase para a biografia dos campeões mundiais
3. O objectivo do jogo e suas regras
4. Técnicas especificas: aberturas, meio jogo e finais
5. Termos técnicos e notação algébrica associados ao xadrez
6. Estudo de problemas concretos
7. Xadrez e computadores


Para mais informações consultem a página oficial.

No comments: