Monday, March 24, 2008

Curiosidades Estatísticas

O nosso governo gosta muito de usar várias estatísticas; no entanto algumas estatísticas, têm dados muito contraditórios e curiosos:
No novo Estatuto do Aluno, uma falta de um aluno devidamente justificada por doença tem o mesmo valor estatístico duma falta injustificada por vadiagem;
Um diploma do 12º ano obtido por um aluno numa reputada Escola Secundária nacional tem o mesmo valor estatístico dum diploma obtido numa Junta de Freguesia, no curso Novas Oportunidades;
Uma aprovação na disciplina de Inglês Técnico com situação presencial tem o mesmo valor estatistico de uma aprovação a partir de o envio de respostas por fax ( situação não presencial);
Um diplomado de Licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico tem o mesmo valor estatístico que um detentor de um diploma de Engenharia Civil pela Universidade Independente.
Concluindo, em vez de analisarmos as estatisticas sobre o aspecto quantitativo, também nos devemos preocupar, com o mérito, a qualidade, boa formação moral e os valores e atitudes que deverão ser transmitidos às gerações vindoras.
O governo central ao não ser exigente com os alunos, está a sacrificar o desenvolvimento do País.
No entanto, também compete à sociedade civil,ás familias, aos pais responsáveis, aos professores, melhorar a educação ( a educação começa em casa, na família, a Escola e os professores devem assegurar a instrução ). A melhoria dos resultados qualitativos do Sistema Educativo é um objectivo nacional , todos os pais, professores, alunos, devem trabalhar em conjunto e não devemos dar muito crédito à legislação facilitista do actual Ministério da Educação.
Temos um governo centralista muito forte e uma sociedade civil muito fraca. Todos os portugueses devem trabalhar para inverter a situação ( e não devemos ficar á espera de um D.João II, de um D.Manuel I, de um D. Sebastião, de um D.João V, de um Marquês de Pombal, de um Salazar, de um Sócrates).

No comments: