Thursday, December 11, 2008

Entre 2005 e 2007 Portugueses perderam poder de compra

Dados do INE elaborados com base no EurostatPortugueses perderam poder de compra entre 2005 e 2007 e estão na cauda da Zona Euro -
Estes dados não incluem este ano de forte abrandamento económico, em particular do consumo. Os portugueses perderam poder de compra entre 2005 e 2007 relativamente à média da União Europeia e Portugal surge na cauda da lista dos 15 países da Zona Euro, com o pior poder de compra de todos, nos 76,2 por cento, segundo dados hoje apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
O Produto Interno Bruto (PIB) por habitante expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC) elevou-se no ano passado a 76,2 por cento, face à média europeia, de acordo com as estimativas do INE que têm por base informação do Eurostat.
-
Esta avaliação não inclui os dados deste ano, onde se verifica uma deterioração acentuada das condições económicas das empresas e das famílias, dificuldades acrescidas de acesso ao crédito e o agravamento do preço dos produtos alimentares e dos combustíveis até, pelo menos, Outubro deste ano.
-
Em 2005, o poder de compra português correspondia a 76,9 por cento da média da UE (valor final apurado) e em 2006 era de 76,4 por cento, de acordo com as estimativas elaboradas pelo gabinete de estatísticas da União Europeia.
-
Comentário : Parece-me que o sr. Sousa não fica muito bem nesta "fotografia". 2005 a 2007, são anos do seu consulado, e o Eurostat não abona nada de bom sobre eles. Mas como ele é um verdadeiro artista de circo, há-de dizer que a culpa "foi dos outros"... Resultado: os sacrifícios impostos aos portugueses foram em vão...

No comments: