Wednesday, December 31, 2008

Pela dignificação da função docente- António Nóvoa


António Nóvoa (numa Conferência sobre a função docente)(...)
É importante perceber um paradoxo que está na origem de contradições importantes na históriada profissão docente: a inflação retórica sobre a missão dos professores implica dar-lhes uma maior visibilidade social, o que reforça o seu prestígio, mas provoca também controlos estatais e científicos mais apertados, conduzindo assim a uma desvalorização das suas competências próprias e da sua autonomia profissional.Esta realidade está na origem da má notícia que tenho para partilhar convosco: o excesso dosdiscursos esconde uma grande pobreza das práticas. Dito de outro modo: temos um discursocoerente, em muitos aspectos consensual, estamos de acordo quanto ao que é preciso fazer, masraramente temos conseguido fazer aquilo que dizemos que é preciso fazer.(...)Quais são as razões desta má notícia? Não é muito difícil responder a esta pergunta. Nos últimos anos, houve uma expansão sem precedentes da comunidade da formação de professores, em particular dos departamentos universitários na área da Educação, dos especialistas internacionais e também da “indústria do ensino”, com os seus produtos tradicionais (livros escolares, materiais didácticos, etc.) acompanhados agora de uma panóplia de tecnologias educativas. Nestas três esferas de acção produziu-se uma inflação discursiva sobre os professores. Mas eles não foram os principais autores destes discursos e, num certo sentido, viram o seu território ocupado por outros grupos. Devemos ter consciência deste problema se quisermos compreender as razões que têm dificultado a concretização, na prática, de ideias e discursos tão óbvios e consensuais.
(...)
Assim sendo, o que seránecessário fazer? Talvez seja possível assinalar três medidas, que estão longe de esgotar as respostas possíveis, mas que podem ajudar a superar muitos dos dilemas actuais.
Primeira medida
É preciso passar a formação de professores para dentro da profissão

A frase que escolhi para subtítulo – “É preciso passar a formação de professores para dentro daprofissão” – soa de modo estranho. Ao recorrer a esta expressão, quero sublinhar a necessidade de os professores terem um lugar predominante na formação dos seus pares. Não haverá nenhuma mudança significativa se a “comunidade dos formadores de professores” e a “comunidade dos professores” não se tornarem mais permeáveis e imbricadas. O exemplo dos médicos e dos hospitais escolares e o modo como a sua preparação está concebida nas fases de formação inicial, de indução.A este propósito, merecem referência os estudos de Lee Shulman, designadamente um apontamento brilhante que escreveu recentemente, intitulado Uma proposta imodesta.Lee Shulman explica que um dia acompanhou a rotina diária de um grupo de estudantes eprofessores médicos num hospital escolar. O grupo observou sete doentes, estudando cada casocomo uma “lição”. Havia um relatório sobre o paciente, uma análise da situação, uma reflexãoconjunta, um diagnóstico e uma terapia. No final, o médico responsável discutiu com os internos(alunos mais avançados) a forma como tinha decorrido a visita e os aspectos a corrigir. De seguida, realizou-se um seminário didáctico sobre a função pulmonar. O dia terminou com um debate, mais alargado, sobre a realidade do hospital e sobre as mudanças organizacionais a introduzir para garantir a qualidade dos cuidados. Lee Shulman escreve que viu uma instituição reflectir colectivamente sobre o seu trabalho, mobilizando conhecimentos, vontades e competências. E afirma que este modelo constitui não só um importante processo pedagógico, mas também um exemplo de responsabilidade e de compromisso. Neste hospital, a reflexão partilhada não é uma mera palavra. Ninguém se resigna com o insucesso. Há um envolvimento real na melhoria e na mudança das práticas hospitalares.
Pela minha parte, advogo um sistema semelhante para a formação de professores: estudoaprofundado de cada caso, sobretudo dos casos de insucesso escolar; análise colectiva das práticas pedagógicas; obstinação e persistência profissional para responder às necessidades e anseios dos alunos; compromisso social e vontade de mudança.
Na verdade, não é possível escrever textos atrás de textos sobre a praxis e o practicum, sobre aphronesis e a prudentia como referências do saber docente, sobre os professores reflexivos, se não concretizarmos uma maior presença da profissão na formação.
É importante assegurar que a riqueza, a complexidade e a beleza do ensino “saiam do armário”,como pretende Lee Shulman, adquirindo a mesma visibilidade de outros campos de trabalho académico e criativo.

Segunda medida
É preciso promover novos modelos de organização da profissão
A segunda medida que vos proponho aponta para a necessidade de promover novos modelos deorganização da profissão. Grande parte dos discursos torna-se irrealizável se a profissão continuar marcada por fortes tradições individualistas ou por rígidas regulações externas, designadamente burocráticas, que se têm acentuado nos últimos anos. Este paradoxo é bem conhecido dos historiadores: quanto mais se fala da autonomia dos professores mais a sua acção é controlada, por instâncias diversas, conduzindo a uma diminuição das suas margens de liberdade e de independência.
A colegialidade, a partilha e as culturas colaborativas não se impõem por via administrativa oupor decisão superior. Mas o exemplo de outras profissões, como os médicos, os engenheiros ouos arquitectos, pode inspirar os professores. O modo como construíram parcerias entre o mundoprofissional e o mundo universitário, como criaram formas de integração dos mais jovens, comoconcederam uma grande centralidade aos profissionais mais prestigiados ou como se predispuseram a prestar contas públicas do seu trabalho são exemplos para os quais vale a pena olhar com atenção.
Não é possível preencher o fosso entre os discursos e as práticas se não houver um campo profissional autónomo, suficientemente rico e aberto. Hoje, num tempo tão carregado de referências ao trabalho cooperativo dos professores, é surpreendente a fragilidade dos movimentos pedagógicosque desempenharam ao longo das décadas um papel central na inovação educacional.

Terceira medida
É preciso reforçar a presença pessoal e pública dos professores

O documento da OCDE citado no início desta intervenção, Teachers matter, chama a atenção para o seguinte: “As questões levantadas neste relatório tocam no âmago do trabalho e das carreiras dos professores. O sucesso de qualquer reforma depende do envolvimento activo dos professores no seu desenvolvimento e concretização. Se os professores não participarem activamente e não sentirem que a reforma também lhes pertence é praticamente impossível que qualquer mudança venha a ter sucesso”.Esta conclusão do estudo da OCDE constitui uma boa introdução à terceira medida que tencionopartilhar convosco: a necessidade de reforçar a presença pessoal e pública dos professores.Em 1984, Ada Abraham escreveu esse belo livro, L’enseignant est une personne, que se tornouum símbolo de diversas correntes de investigação sobre os professores. Mas, apesar dos enormes avanços neste domínio, é preciso reconhecer que falta ainda elaborar aquilo que tenho designado por uma teoria da pessoalidade que se inscreve no interior de uma teoria da profissionalidade. Trata-se de elaborar um conhecimento pessoal (um auto-conhecimento) no interior do conhecimento profissional e de captar o sentido de uma profissão que não cabe apenas numa matriz técnica ou científica. Toca-se aqui em qualquer coisa de indefinível, que está no cerne da identidade profissional docente.
Este esforço conceptual é decisivo para se compreender a especificidade da profissão docente,mas também para que se construam percursos significativos de aprendizagem ao longo da vida.Recordo o mestre Bertrand Schwartz, em texto escrito há quarenta anos: a Educação Permanente começou por ser um direito pelo qual se bateram gerações de educadores, transformou-se depois numa necessidade e agora tornou-se uma obrigação.
(...)Comunicação integral

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