Friday, July 18, 2008

Desabafo duma professora com excesso de trabalho burocrático

Sou professora de Português, tendo leccionado no ano lectivo que agora termina 4 turmas de 11ºe 12º anos. Para além disso, tinha 4 horas semanais de sala de estudo que, na maior parte das vezes, estava "às moscas" porque os alunos estão sempre, sempre em aulas e quando as terminam estão tão cansados que o querem é ir para casa. Para além disso, fui presidente do Conselho Pedagógico na minha escola , fui coordenadora de departamento e representante da disciplina de Português.Alguém acha que, com estas condições, se pode investir seriamente na preparação das aulas? Estou cansada de tralha, de trabalho burocrático que não me deixa tempo para ler, para investigar, para me actualizar científica e pedagogicamente.Já agora, alguém achará aceitável que o cargo de Presidente do CP, com todas as outras funções que lhe são inerentes, não seja contemplado com horas da redução da componente lectiva? Mas o que eu acho mais fantástico é que o Ministério/DGRHE, no lançamento do ano escolar, nem sequer faça uma única referência a esse cargo... Será que é clandestino esse cargo? De que componente sairão as horas para eu continuar a desempenhar esse cargo? O PCE da minha escola diz que, no próximo ano, ainda sou eu a Presidente...Onde vou buscar essas horas? É que eu tenho um horário de 18 horas lectivas. E ainda serei avaliadora!Fantástico, não? Afinal, a escravatura não acabou.
Professora que não quis identificar-se

No comments: