Tuesday, September 23, 2008

MLR avisa: estão quase criadas as condições para 100 % de sucesso

O jornal Sol Online de ontem noticia: a ministra da educação afirmou, em Lousada, que Portugal começa a reunir as condições para atingir os 100% de sucesso no 9º ano. «Não é uma utopia. Se outros países da Europa com os quais nos comparamos o fazem, Portugal também o pode fazer», disse a ministra.
Maria de Lurdes Rodrigues, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração do novo centro escolar de Nevogilde, Lousada, distrito do Porto, explicou que Portugal começa a reunir todas as condições para alcançar a meta dos 100 por cento de aprovações no final do ensino básico.
«Os nossos alunos não são menos inteligentes, os nossos professores não são menos preparados, as nossas escolas eram piores, mas estão a ficar melhores. Portanto, com todas as condições, não é uma utopia, é mesmo uma meta para cumprir», explicou.

Comentário

Ninguém pode acusar MLR de falta de sinceridade. Ela diz o que pensa e o que quer. E os professores estão quase a fazer-lhe a vontade. Com os exames nacionais cada vez mais fáceis a cada ano que passa e com o programa novas oportunidades a distribuir certificados do 9º e do 12º ano a torto e a direito - 6 meses é quanto basta - o objectivo está prestes a ser alcançado. Mas ainda há alguém que se preocupe com a qualidade das aprendizagens? Os pais que têm dinheiro para colocar os filhos na escola alemã, seguindo o exemplo do primeiro-ministro, preocupam-se e muito. Os outros pais ou não têm dinheiro ou estão anestesiados com tanta propaganda. Lembram-se de MLR ainda há pouco tempo ter afirmado que as reprovaçãoes ficam caras ao erário público? E que os alunos não aprendem mais quando repetem o ano? Com o novo modelo de avaliação de desempenho em marcha acelerada e com a obrigatoriedade de definição de metas e objectivos de sucesso escolar, as escolas e os professores vão, certamente, fazer a vontade à ministra da educação. Nem será preciso esperar dois anos pelo milagre. Ele irá acontecer no próximo mês de Julho.

No comments: