Tuesday, September 09, 2008

A saga de um professor contratado

A Produções Fictícias produziram este vídeo genial sobre a saga de um professor contratado. O vídeo de 4 minutos mostra bem os estragos que a política educativa deste Governo fez na imagem que a sociedade tem dos professores. Foi uma enorme desgraça que se abateu sobre os professores. Veja o vídeo.
É uma narrativa ao mesmo tempo cómica e dramática. Um jovem professor chega a casa dos pais e notícia que foi colocado numa escola situada numa zona problemática. Os pais ficam muito preocupados com a colocação do filho e temem pela segurança dele. Tentam convencer o filho a recusar a colocação e apontam alternativas profissionais mais sossegadas.
O vídeo reflecte a imagem que a opinião pública tem da escola e dos professores:
1. Professores sem autoridade.
2. Alunos que passam de ano sem irem às aulas.
3. Alunos que progridem sem saber o mínimo.
4. Professores sobrecarregados de trabalho e de obrigações.
5. Professores sem condições para ensinarem.
6. Professores que são vistos pelo Governo como adversários e culpados pela baixa taxa de qualificação dos portugueses.
A propósito da violência escolar, a qual como é sabido se concentra em algumas zonas problemáticas do país, o JN Online faz o balanço das últimas estatísticas e conclui que a violência junto das escolas aumentou 40%. Só a PSP contabilizou cerca de 3000 crimes à entrada das escolas. No último ano lectivo, registou-se um aumento significativo, 40%, de agressões a alunos e professores junto das escolas.

No comments: