Wednesday, November 26, 2008

Como o jornal " Publico" viu as manifestações de professores de ontem


Os professores manifestaram-se hoje em várias cidades no Norte do país, no primeiro de quatro dias de protestos regionais que já levaram milhares de docentes para a rua. O presidente da Federação Nacional da Educação descreveu como “confrangedoras” e “insuficientes” as propostas de simplificação do modelo de avaliação de docentes feitas pelo Ministério da Educação. "São claramente insuficientes e inaceitáveis e não têm nada a ver com simplificação. O essencial é que este modelo seja substituído por outro mais justo e eficaz", disse João Dias da Silva.
O responsável falava na Praça de Liberdade, no Porto, onde se deu a maior concentração de hoje de docentes. Segundo os sindicatos, saíram para a rua 10 mil professores que se concentraram na avenida dos Aliados. A polícia presente no local escusou-se a fazer uma estimativa do número de manifestantes. Em Viana do Castelo, Bragança e Vila Real também estiveram concentrados milhares de professores. Segundo José Domingues, do sindicado de professores do Norte, 2300 docentes manifestaram-se em Bragança, "o pleno dos professores do distrito". A polícia de Bragança também se recusou estimar o número de pessoas presentes no protesto.
Em Vila Real e em Viana do Castelo, cerca de quatro mil professores, segundo os sindicatos, estiveram também a manifestar-se.Fonte: Público de 26/11/08
Hoje, será a vez dos colegas do Centro. Que ninguém fique em casa. Vamos ser muitos em Viseu, Aveiro, Coimbra, Lamego, Castelo Branco e Leiria.

No comments: