Friday, October 31, 2008

Acordo entre Fenprof e movimentos independentes- manifestação no dia 8

O Público confirma a notícia. Depois de mais de 24 horas de negociações, os representantes de movimentos independentes de professores e a FENPROF (Federação Nacional de Professores) entenderam-se – não haverá duas, mas apenas “uma única e grande manifestação nacional”, no dia 8 de Novembro, a data que havia sido determinada pela Plataforma Sindical.
“Neste momento, e face à situação em que vivem os professores, a unidade é demasiado importante”, sustentou Mário Machaqueiro, coordenador da Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino, um dos três movimentos que estavam a organizar a manifestação de dia 15.
Para chegarem a acordo, explicou, os líderes dos movimentos prescindiram daquilo que antes consideravam essencial, a denúncia, por parte da Plataforma Sindical, do memorando de entendimento estabelecido com o Ministério da Educação. Em contrapartida, explicou, a Federação Nacional de Professores (que integra a plataforma) aceitou subscrever um comunicado conjunto em que se afirma os “sucessivos incumprimentos do memorando”, por parte do ministério, “o esvaziam de conteúdo”, “praticamente” (http://apede.blogspot.com).
Hoje à noite, os representantes dos movimentos independentes de defesa dos professores vão encontrar-se para determinarem que acções serão desenvolvidas no dia 15, uma data que não querem que seja “esvaziada de sentido”, disse Machaqueiro. Uma das possibilidades é a organização de manifestações regionais.
Comentário
Estão todos de parabéns: FENPROF, APEDE; PROmova e MUP. A luta contra a destruição da escola pública é demasiado importante para que o orgulho e a vaidade impeçam a realização de uma grande manifestação nacional. A luta atingiu um patamar elevado com centenas de escolas a paralisarem o processo de avaliação. A realização de uma grande manifestação nacional será um importante marco na longa luta pela revogação do decreto lei 15/2007 e do decreto regulamentar 2/2008. O caminho faz-se caminhando

No comments: