Monday, October 13, 2008

Professores de Chaves aprovam documento a contestar avaliação de desempenho

( publicado no ProfAvaliação de Ramiro Marques )

"Obtive informação, esta manhã, de que os professores de várias escolas do concelho de Chaves reuniram com o objectivo de redigirem um documento de contestação às fichas de avaliação de desempenho. O documento deverá ser lido nas reuniões de departamento marcadas para a próxima terça-feira.. O documento será objecto de deliberação na reunião geral de professores de um das escolas de Chaves (não indico o nome enquanto a reunião não se realizar).
No documento aprovado pelo grupo de professores de várias escolas de Chaves, pode ler-se:
"Depois de analisadas as grelhas de avaliação e de observação de aulas propostas pelo coordenador do departamento, os professores concluíram que se trata de instrumentos de operacionalização que:
1. revelam limitações, arbitrariedades, incoerências e injustiças impeditivas de uma avaliação objectiva e equitativa dos docentes;
2. assentam numa perspectiva burocrática, quantitativa e redutora da avaliação de desempenho
3. não promovem a melhoria do ensino.
Conscientes de que tudo isto decorre da regulamentação que nos querem impor, decidimos recusar toda e qualquer avaliação que esteja subjacente ao decreto regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro por considerarmos que ela subverte todos os valores que devem nortear a educação. "
( publicado no ProfAvaliação )

No comments: