Tuesday, October 28, 2008

O preço da nossa democracia

Partidos políticos vão receber 100 milhões de euros do Estado
Os partidos estão cada vez mais dependentes do financiamento do Estado que, desde 1994, já deu 144 milhões de euros em subvenções para a actividade corrente. Apesar disso, ninguém questiona o modelo de financiamento público.Sabia que ao votar numas eleições legislativas está a dar 3,16 euros a um partido político? É que, os partidos recebem dinheiro do Estado para financiar a sua actividade corrente, um valor que é calculado de acordo com o número de votos nas eleições legislativas. Ao todo, desde que se aprovou a lei de financiamento, em 1994, os partidos já receberem 144 milhões de euros, sem contar com as ajudas para as campanhas eleitorais. Essa é a conclusão de um estudo do professor universitário Manuel Meirinho Martins.
E atenção que isto é para funcionamento corrente, não inclui o pagamento aos eleitos nos órgãos de soberania.
É verdade que prefiro subvenções públicas transparentes a desconhecidos contributos privados, mas seria interessante pensarmos até que ponto será legítimo a estruturas que vivem do Estado, sendo a sua função apropriar-se do seu comando para agir de acordo com a sua agenda particular, apontar o dedo a quem serve o Estado como missão profissional.
Abreviando : porque devo eu receber licões de moral de quem vive à sombra do Estado, não o servindo, mas apenas servindo-se dele?

No comments: