Friday, October 17, 2008

Professores obrigados a compor canções e a fazer teatro em louvor do Magalhães

Ontem, o noticiário da noite da RTPN revelou que o vídeo mais visto, durante o dia, fora o que anda na boca de todos os professores e alunos deste país: um grupo de professores a remarem e a cantarem, em posições de enorme ridículo, a propósito de uma acção de formação sobre o Migalhães, realizada, em Cantanhede, com o patrocínio do ME e da Intel. Toda a imprensa escrita se referiu ao triste episódio. O JN de hoje destaca o assunto numa peça muito interessante a que dá o nome de "Louvar o Magalhães a Cantar":
Professores criaram músicas a louvar o Magalhães e cantaram durante as acções de formação. Um professor, indignado, filmou e mostrou o que se passou durante as sessões.
Paulo Carvalho, no seu blog, acusa o Ministério de ter obrigado os professores "a produzir teatrinhos e cantigas para miúdos de 6 anos, outro meio dia gasto com russos a lerem powerpoints em pseudo inglês, escritos em Português, com tradução por senhoras contratadas." E o JN acrescenta: "Num outro vídeo, cinco professores, auto intutlados "Sweet water sailors" (Marinheiros de água doce), estão sentados nos degraus de uma escada, com um Magalhães no colo e simulam estar a remar ao mesmo tempo que cantam: "Aqui vem o Magalhães/ Um PC de encantar/ Para o menino e para a menina / Não é para a mãe brincar//Não é para a mãe brincar/O Magalhães é para ficar / Já não há volta a dar / O Magalhães veio para ficar", ao som da música "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso. Existiam mais vídeos, mas durante o dia de ontem foram apagados da Net."
Haja decoro! Pôr os professores em situações ridículas e a promoverem um produto comercial da INTEL ao som do Zeca Afonso é indecoroso. Só há uma palavra para descrever a situação: carneiros!Veja aqui o vídeo.

No comments: