Wednesday, October 22, 2008

Preço do gasóleo deverá descer abaixo de um euro ( na Espanha )

Espanha prevê baixa do preço do gasóleo
-O ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastián, considera que o preço do gasóleo deverá descer abaixo de um euro por litro dentro de duas a três semanas, face aos actuais 1,12 euros o litro. Em Portugal, tal não deverá acontecer pois a fiscalidade é diferente.
-O ministro espanhol prevê que, dada a evolução das cotações do petróleo nos mercados internacionais e a evolução do euro face ao dólar, dentro de duas a três semanas o preço do petróleo deverá voltar a descer abaixo de um euro e a gasolina deverá ficar por esse valor.
-De acordo com os dados do Boletim Petrolífero da União Europeia da semana passada, o gasóleo rodoviário custava em média 1,126 euros o litro e a gasolina estava a ser vendida em média a 1,111 euros o litro.
- Os revendedores espanhóis consideram também "provável" que o preço do gasóleo desça abaixo de um dólar por litro dentro de uma semana dada a evolução do preço do petróleo.
-A Confederação Espanhola de Empresários de Estações de Serviço espera ainda que a gasolina sem chumbo 95 octanas fique em cerca de um euro o litro na próxima semana.
-Em Portugal, a fiscalidade é outra
-Em Portugal, segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), José Horta, não é expectável que o preço do gasóleo "desça rapidamente abaixo de um euro por litro".
-O gasóleo foi vendido, em média, a 1,26 euros por litro na semana passada em Portugal, segundo os dados do Boletim Petrolífero da União Europeia.
- A diferença, explicou José Horta, reside na fiscalidade.
-O imposto sobre os produtos petrolíferos é de 30 cêntimos por litro em Espanha e de 36,4 cêntimos por litro em Portugal. Acresce ainda o IVA que é cobrado a 20 por cento em Portugal e a 16 por cento em Espanha, refere o responsável.
-A última vez que o gasóleo rodoviário esteve abaixo de um euro, em Portugal, foi na semana de 9 de Fevereiro de 2007, quando era vendido a 0,998 euros o litro.
-O petróleo de Brent tem estado a cotar na casa dos 68 dólares o barril - metade do alcançado em Julho - embora tenha registado uma ligeira subida, para os 71,85 dólares, esta segunda-feira, com as perspectivas de uma quebra da produção por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
- (Jornal de Notícias)
-

No comments: