Wednesday, October 22, 2008

Professores do Agrupamento Vertical de Clara de Resende pedem suspensão da avaliação

Realizou-se no dia 21 de Outubro, no Agrupamento Vertical de Clara de Resende uma Reunião Geral de Professores, na sequência de uma moção relacionada com o modelo de avaliação do pessoal docente, assinada pela maioria dos professores do Agrupamento.
Nesta reunião foi aprovada a moção que a seguir se transcreve:
Exmos Senhores Presidentes do Conselho Executivo, Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola do Agrupamento Vertical de Clara de Resende
MOÇÃO
Considerando que:
A implementação do modelo de Avaliação de Desempenho Docente introduzida pelo Decreto Regulamentar nº2/2008 tem vindo a provocar graves perturbações no normal funcionamento da escola, nomeadamente:
O enorme gasto de tempo e energia de professores e órgãos de gestão da escola para organizar um processo que é enquadrado por uma panóplia de documentos legais complicados e de rigor duvidoso;
o carácter kafkiano de um processo que, por exemplo, exige a organização, no 1º Período, de mais de 150 entrevistas diferentes envolvendo responsáveis dos órgãos de direcção da escola, professores avaliadores e professores avaliados e subsequentes reuniões de coordenadores e avaliadores e subsequentes reuniões….
a replicação infindável de procedimentos conducente a uma burocracia sem qualquer valor;
a manifesta confusão entre avaliação de desempenho da organização/ agrupamento e a avaliação de desempenho individual de cada um dos professores, note-se a forma como foram introduzidos os resultados escolares no processo de avaliação individual dos professores.
Os professores do Agrupamento Clara de Resende presentes em Reunião Geral, convocada para o efeito, vêm exprimir, junto da V. Excias, o seu repúdio e descontentamento em relação ao actual modelo de Avaliação de Desempenho Docente e entendem que este deve ser suspenso. Nesse sentido solicita-se uma reunião extraordinária da Assembleia de Escola com vista a reanalisar a situação (nomeadamente o calendário previsto)
Porto, 21 de Outubro de 2008
Na sequência desta aprovação, importa salientar que:
“ (…) Não sendo esta reunião vinculativa para ninguém, ficou implícito que, até aos esclarecimentos necessários, não seriam entregues os Objectivos Individuais. Foi ainda sugerido que se despoletasse nos departamentos nova discussão.” ( extracto da acta da reunião).
O presidente da mesa da reunião : Américo Dias
A signatária da moção aprovada : Maria Eduarda Neves

No comments: