Sunday, October 26, 2008

Mais Escolas a pedirem a suspensão da avaliação

O Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, em Felgueiras, aprovou, no dia 23 de Outubro de 2008, em Conselho Pedagógico, por unanimidade, a suspensão dos procedimentos relativos à Avaliação de Desempenho. Oportunamente será dado conhecimento público do texto então aprovado. São mais de três dezenas as escolas e agrupamentos que aprovaram a suspensão dos procedimentos. Muitas centenas têm o processo parado por iniciativa dos coordenadores de departamento com o apoio dos PCEs.
No dia 21/10, o CP da Escola Secundária Ferreira Dias, no Cacém, aprovou a suspensão do processo de avaliação até ver esclarecidas pelo ME um conjunto de dúvidas e questões colocadas num documento a enviar à tutela. Os professores da Escola Secundária de Rio Tinto optaram por promover um abaixo-assinado a exigir a suspensão do processo.
No últimos dias, outras escolas e agrupamentos fizeram o mesmo:Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão; Escola Manuela da Fonseca, em Santiago do Cacém; Escola EB2,3 Dr. Rui Grácio e muitas outras. Abaixo-assinado e moções pedindo esclarecimentos e exigindo a suspensão do processo são as duas formas mais habituais de resistência interna ao modelo burocrático de avaliação. O efeito bola de neve está surgir e as manifestações dos dias 8/11 e 15/11 serão dois pontos altos do movimento de resistência.

No comments: